Unidade é especializada no atendimento de pacientes com quadros mais graves de Covid-19
A Comissão de Saúde recebeu oficialmente, nesta quinta-feira, 25 de junho, denúncia apresentada pelo vereador Dr. Rafael Camargo (MDB) de possível ocorrência de falta de oxigênio na Unidade de Referência Coronavírus (URC). O incidente teria acontecido no dia 20 de junho, devido a problemas na válvula do sistema de oxigênio da unidade. Diante do que foi denunciado, o colegiado enviou uma lista de perguntas à Prefeitura para que sejam apresentados esclarecimentos.
No pedido de apuração, o vereador Dr. Rafael Camargo, que é vice-presidente da Comissão, descreveu que os relatos são de profissionais da saúde da unidade, que teriam passado por momentos de desespero frente ao possível problema na válvula do sistema de oxigênio da unidade. O local é referência em Limeira no atendimento de pacientes com quadros mais graves de Covid-19.
Também fazem parte da Comissão as vereadoras Dra. Mayra Costa (Cidadania), presidente, e Lu Bogo (PL), secretária. Diante da denúncia, os membros do colegiado deliberaram pelo envio de ofício com pedido de uma série de informações à Prefeitura, como dados do contrato da empresa fornecedora de oxigênio, registro de manutenção dos equipamentos e laudos técnicos, além de detalhes sobre os óbitos registrados entre os dias 21 e 25 de junho.
O colegiado pediu ainda o envio do plano de manutenção preventiva do sistema de oxigênio, bem como o plano de manutenção e inspeção das válvulas e o relatório das inspeções diárias. Sobre o registro de óbitos de pacientes, os vereadores perguntaram o motivo, o horário, e se todos os pacientes estavam em ventilação mecânica (respirador).
A presidente da Comissão, Dra. Mayra Costa, explicou que, após o recebimento dos dados solicitados, será possível agendar depoimentos com pessoas que possam contribuir com o trabalho de apuração da denúncia.
A lista, na íntegra, com os questionamentos elaborados sobre o tema pode ser acessada na ata da reunião.
Comitê
Os vereadores reforçaram, na reunião desta semana, que há mais de 40 dias aguardam manifestação da Prefeitura para que inclua a Comissão de Saúde como parte do comitê técnico da Covid-19, no sentido de contribuir com os trabalhos de enfrentamento à doença.
Repúdio
Ao final da reunião, o vereador Dr. Rafael Camargo registrou repúdio ao pronunciamento do prefeito Mário Botion feito na terça-feira, 23 de junho. Segundo Dr. Rafael, durante a coletiva de imprensa do Executivo, o prefeito fez uma “fala não verdadeira em relação ao problema ocorrido (falta de oxigênio) na URC”.
O vereador esclareceu que, como médico, jamais citou ou mencionou sobre o atendimento médico no seu discurso em relação à unidade, e sim sobre o problema técnico no oxigênio. “Não tem nada a ver com os profissionais da saúde. O discurso, o qual o prefeito se baseou em pronunciamento, é equivocado”, destacou. O parlamentar se colocou à disposição para qualquer esclarecimento.