• Inicio
  • Notícias
  • Dr. Rafael Camargo pede pagamento de insalubridade aos profissionais do Samu

Dr. Rafael Camargo pede pagamento de insalubridade aos profissionais do Samu

Pedido foi feito por meio de indicação publicado nesta quarta-feira, 24 de junho

Data de publicação: 24/06/2020 17:47 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Rafael Camargo pede pagamento de insalubridade aos profissionais do Samu
Dr. Rafael Camargo pede pagamento de insalubridade aos profissionais do Samu

O vereador Dr. Rafael Camargo (MDB) solicita, por meio da Indicação Nº 1181/2020, que a Prefeitura conceda em grau máximo (40%) adicional de insalubridade aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), principalmente neste período de pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19). “Os servidores do Samu estão na linha de frente do combate a esta doença, ficando suscetíveis ao risco de contaminação e contágio”, justificou o parlamentar.

De formação médica, Dr. Rafael ressaltou ainda que os profissionais do Samu estão expostos a doenças infectocontagiosas nos atendimentos de urgência, sob o risco de contato direto com saliva, secreções e sangue. “Devido a esta exposição, a insalubridade máxima torna-se extremamente necessária, mesmo sabendo que o adicional de insalubridade não é capaz de reparar o dano que os profissionais podem ter em caso de contaminação, mas garantirá um justo e pequeno reconhecimento àqueles que colocam a própria saúde em risco para servir à população”, afirmou.

O vereador ainda embasou a indicação com base no Decreto Municipal nº 12/2017, o qual regulamenta a concessão dos adicionais de insalubridade e periculosidade e considera "exposição permanente aquela que é constante, durante toda a jornada laboral" (Art. 6º, §5º). 

A indicação foi protocolada nesta quarta-feira, 24 de junho e será encaminhada ao Executivo.

*Informações do Gabinete Parlamentar