Vereador quer saber qual a demanda acumulada e o tempo de espera
O vereador Dr. Marcelo Rossi (Podemos) protocolou na segunda-feira, 15 de junho, o Requerimento 214/2020, na Câmara Municipal, com pedido de informações à Prefeitura sobre o serviço de corte e poda de árvore. Conforme denúncia que recebeu em seu gabinete, há solicitações feitas pela população paradas desde 2019. “Por isso é importante saber os motivos e se houve alguma redução no valor milionário pago pela Prefeitura à empresa prestadora do serviço”, afirmou.
No documento, pergunta qual é a demanda acumulada, o tempo de espera e as medidas adotadas para evitar atrasos. Conforme a queixa recebida pelo parlamentar, o pedido da munícipe já foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente no ano passado, mas a execução até hoje não foi feita. “E o local denunciado pela moradora, além de danificar o imóvel, está representando risco de quedas para os pedestres. Se o próprio setor competente da Prefeitura entendeu que é necessário fazer a remoção, não faz sentido tanta demora”, acrescentou.
Na justificativa do requerimento previsto para ser lido na próxima sessão, Dr. Marcelo destaca que a arborização é fundamental no espaço urbano e é decisiva na qualidade de vida da população. Cita benefícios ambientais, como a diminuição da poluição, do calor e do ruído, além do embelezamento e maior permeabilidade do solo. No entanto, por segurança, lembra que é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Dessa forma, os serviços de poda acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos e circulação de pedestres. “Após ser notificada e constatar a necessidade de poda ou remoção da árvore, é responsabilidade da Prefeitura realizar o serviço, para evitar eventuais danos, podendo ser responsabilizada em caso de omissão”, alertou.
*Informações do Gabinete Parlamentar