• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova alteração na legislação do serviço de transporte escolar

Câmara aprova alteração na legislação do serviço de transporte escolar

Outros quatro projetos da Prefeitura também foram aprovados pelos vereadores

Data de publicação: 09/06/2020 11:20 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara aprova alteração na legislação do serviço de transporte escolar
Câmara aprova alteração na legislação do serviço de transporte escolar

A Câmara Municipal de Limeira aprovou nesta segunda-feira, 8 de junho, cinco proposições de iniciativa da Prefeitura que tratam da alteração do serviço de transporte escolar (Projeto de Lei Nº 84/2020), da cessão de uso de imóvel para a Polícia Militar (Projeto de Lei Complementar Nº 5/2020), de repasse de subvenção social para entidades beneficiárias (Projeto de Lei Nº 107/2020 e Projeto de Lei Nº 114/2020) e da criação do Patrono da Guarda Civil de Limeira (Projeto de Lei Nº 77/2020). Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Transporte escolar

Agora os operadores de transporte escolar em Limeira terão o prazo de seis anos de carência para se adequarem à legislação da área (Lei nº 5745/2016, em relação aos veículos cadastrados até o final de 2016. Em outras palavras, o prazo atualmente previsto para 2021 é alterado para 2022, conforme o conteúdo do PL 84/2020 aprovado pelos vereadores.

O dispositivo determina que a idade máxima de fabricação dos veículos para operação na cidade deve ser de até 15 anos (ônibus) e de até 10 anos (micro-ônibus e vans). A adequação a esse dispositivo, portanto, terá carência até o final de 2022.

A medida se justifica por causa da ocorrência da calamidade pública provocada pelo novo coronavírus e da suspensão das atividades escolares em todo o país. "A proposta visa a amenizar os reflexos da pandemia do Covid-19, em relação ao transporte escolar, que em virtude da suspensão das aulas encontram-se com a prestação de serviços paralisadas, cujo impacto demandará tempo para a recuperação da economia da categoria e certamente dificultará sobremaneira a possibilidade de cumprimento do prazo", argumenta o projeto.

Polícia Militar

O PLC 5/2020, aprovado pela Câmara, autoriza a cessão de imóvel municipal para abrigar a 1ª Companhia do 36º Batalhão do Interior da Polícia Militar de São Paulo. Trata-se de uma área de 1.375 metros quadrados com área construída de 272 metros quadrados, localizada no bairro Vila Cláudia, que agora poderão ser utilizados para instalação da unidade de segurança pública.

O projeto prevê que as demais despesas relacionadas ao uso do imóvel são de responsabilidade do Governo do Estado. "A Polícia Militar do Estado de São Paulo é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo e viabilizar um local para a instalação vai ao encontro das políticas públicas aspiradas por esse governo, concernentes à segurança pública", expõe o prefeito Mário Botion.

Segundo o texto legislativo, a unidade da PM já está instalada no local, por meio de autorização via decreto municipal, e o objetivo do projeto é dar segurança jurídica à Polícia Militar e à Prefeitura.

Subvenção Social

Os projetos de lei 107 e 114, ambos de 2020, autorizam a Prefeitura Municipal a repassar recursos financeiros, como subvenção social, para entidades beneficiárias elencadas nas duas proposições, no valor de R$ 850 mil e R$ 634 mil, respectivamente. Entre as entidades beneficiadas estão Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), Casa de Apoio de Romeiros Nossa Senhora Aparecida (Cara), Asilo João Kuhl Filho, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira (Apae), Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente David Arantes (Cedeca).

A Prefeitura explica a transferência para auxiliar o poder público a realizar atividades de assistência à população. "A medida em tela se faz necessária, porquanto incrementará o repasse de recursos públicos às organizações da sociedade civil contempladas, auxiliando na execução dos serviços socioassistenciais prestados à população vulnerável do município de Limeira", justifica.

Patrono da GCM

Já o PL 77/2020 declara Duarte Pinto Pereira, conhecido como GCM Duarte, patrono da Guarda Municipal de Limeira, além de instituir medalhas que poderão ser concedidas aos integrantes da corporação e às personalidades da cidade, pelos relevantes serviços prestados na área. O projeto também cria um busto ao guarda municipal homenageado.

Sobre a atuação do GCM Duarte, a líder do governo, vereadora Erika Tank (PL), explicou que ele é um profissional que serviu à Guarda Municipal com uma conduta ilibada e com muita disciplina. Por sua vez, o prefeito Mário Botion destacou que o homenageado "era espelho e referência para a corporação em seus diversos elogios recebidos não só pelo Poder Judiciário, onde por vários anos prestou serviço, como também pela comunidade da qual o abraçava pela sua simplicidade".