Lei da vereadora Dra. Mayra Costa instituiu Junho Laranja no calendário oficial de Limeira
Em vigor desde 2018, a Lei nº 6028, de iniciativa da vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania), instituiu como data oficial no município o Junho Laranja. O mês é simbólico na cidade no sentido de chamar a atenção para as ações de prevenção e conscientização acerca do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Devido à pandemia de coronavírus, as atividades da campanha ficaram restritas este ano, mas a autora da lei destaca a importância de manter a ajuda às famílias mesmo à distância.
“Sabemos que estamos passando por um período de muitas incertezas e preocupações devido ao coronavírus. No entanto, o Junho Laranja não poderia deixar passar sem ser lembrado. Inclusive, os grupos tiveram de reinventar a ajuda, tiveram que manter a distância, mas sem dúvidas, o problema das drogas e do álcool continua sendo enfrentado e não se distanciou e nem se reinventou. A problemática da dependência química continua a mesma, afligindo diversas famílias”, alertou Dra. Mayra Costa.
A vereadora explicou que a campanha Junho Laranja, instituída no calendário oficial de eventos da cidade, foi criada para servir de alerta sobre a importância das ações de prevenção e do tratamento da doença dependência química. “Então, vamos trabalhar da maneira que for possível. Como não deixamos de fazer até agora. Nesse mês, as ações ganham maior ênfase para tratar do assunto que merece toda nossa atenção”, defendeu a parlamentar.
Este ano
Na Câmara, como medida de prevenção e combate ao coronavírus, as atividades presenciais do Junho Laranja planejadas para este ano não serão realizadas. Porém, a Escola Legislativa Paulo Freire, responsável pela organização das atividades do Junho Laranja na Casa, lança a partir do dia 1º uma campanha virtual nas redes sociais do Legislativo, divulgando os grupos de apoio e locais de atendimento à dependentes químicos e familiares.
*Informações do Gabinete Parlamentar