• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde faz novos questionamentos à Prefeitura sobre combate ao coronavírus

Comissão de Saúde faz novos questionamentos à Prefeitura sobre combate ao coronavírus

Capacidade de atendimento aos casos da doença e de outras especialidades foi abordada

Data de publicação: 28/05/2020 19:18 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão de Saúde faz novos questionamentos à Prefeitura sobre combate ao coronavírus
Comissão de Saúde faz novos questionamentos à Prefeitura sobre combate ao coronavírus

Durante reunião remota (online) nesta quinta-feira, 28 de maio, a Comissão de Saúde deliberou pelo envio de ofício à Prefeitura questionando sobre várias frentes de demandas e medidas relacionadas ao enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) em Limeira. O documento foi elaborado pelos vereadores Dra. Mayra Costa (Cidadania), presidente; Dr. Rafael Camargo (MDB), vice-presidente, e Lu Bogo (PL), secretária.

No total, foram oito pontos abordados no ofício. Ao abrir a lista de perguntas, os vereadores solicitam justificativa da Prefeitura sobre o motivo de a Comissão da Saúde do Legislativo não ter sido convidada a participar do comitê técnico da Covid-19, em nenhum momento desde o início dos trabalhos de enfrentamento da doença.

Um dos assuntos trata do decreto de flexibilização anunciado pelo governador do Estado São Paulo, João Doria. Os vereadores perguntam se há necessidade de aquisição de respiradores para a cidade, um dos critérios para abertura das atividades comerciais é a verificação da demanda e da capacidade de atendimento aos pacientes de coronavírus. Nesse quesito, a Prefeitura deverá informar a quantidade de leitos x número de habitantes.

Sobre as condições estruturais da Unidade de Referência Corononavírus (URC), os membros da Comissão solicitaram informações relativas à parceria com os hospitais privados da cidade no processo de montagem da unidade, com a participação em aparelhagem médica, insumos e profissionais.

Com relação à criação da enfermaria da URC, a Comissão quer esclarecimentos sobre como ficaram os leitos e o atendimento de psiquiatria do hospital Humanitária. Pediram também dados acerca do valor investido na reforma da enfermaria da unidade.

Procedimentos eletivos

Como procedimentos eletivos (que podem ser agendados) foram cancelados, por conta da pandemia e da reserva de leitos para pacientes doentes de coronavírus, os vereadores da Comissão de Saúde questionam à Prefeitura qual o número de cirurgias, exames e consultas de especialidades que estão represadas. Eles querem saber como a Secretaria Municipal de Saúde pretende solucionar essa questão e solicitaram que seja enviada a relação atualizada das filas e de como estava a demanda antes da pandemia.

No ofício, a Prefeitura é questionada se foi feita marcação de consultas, exames e cirurgias desde o início da pandemia. Nesse aspecto, os vereadores perguntam como a Secretaria de Saúde faz a triagem dos pacientes classificados como urgentes.   

Sugestão

A Comissão também deliberou a expedição de um segundo ofício ao Poder Executivo, sugerindo a higienização das ruas ao redor do Terminal Rodoviário, dos pontos de comércio central e dos bairros em haja maior circulação de pessoas.