Documento é destinado à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa
Tramitam na Câmara dos Deputados (PL 1075/2020) e na Assembleia Legislativa de São Paulo (PL 253/2020), projetos que tratam de auxílios emergenciais aos trabalhadores do setor cultural e apoio aos espaços culturais. Neste sentido, o vereador José Farid Zaine (PL) protocolou, na Câmara Municipal de Limeira, uma Moção de Apelo a ambas as instituições democráticas para que os documentos sejam aprovados com urgência.
Na moção, que traz o apoio do deputado federal Miguel Lombardi, colega de partido do vereador Farid, foi pontuada a necessidade urgente de se apoiar a classe trabalhadora ligada às artes, à cultura, ao entretenimento e à manutenção dos equipamentos, espaços e projetos culturais no país, ramo que afeta milhares de profissionais em todo o Brasil, em decorrência da pandemia da Covid-19. Farid apresenta ainda na moção os termos da Carta Aberta da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo (Adimc), que esclarece a necessidade de aprovação de projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
"Considerando a clara e inequívoca atuação dos artistas e produtores culturais para minimizar os efeitos negativos sobre as pessoas em época de confinamento, continuando a produzir música, teatro, dança, shows, e demais atividades, na maior parte das vezes sem recursos e dependendo de contribuições espontâneas", defendeu o vereador em sua propositura, sobre a urgência da aprovação de ambos os projetos.
A Moção nº 107/2020, já protocolada pelo vereador Farid, segue os trâmites do Legislativo limeirense para, em breve, ser discutida pelos parlamentares.
Ideia
Em Limeira, por meio de uma iniciativa do vereador Farid, que atua na militância das artes e cultura, foram aglutinados vários eventos da Secretaria Municipal de Cultura para a realização da proposta "Mundo Solidário - distantes, mas unidos!", neste período em que o mundo luta contra a Covid-19. "Levei essa proposta ao prefeito Mario Botion logo no início desta situação triste que o mundo enfrenta e ele, sensível à causa artística, acatou de maneira muito entusiasmada", declarou Farid.
*Com informações do Gabinete Parlamentar