Concessão de adicional de insalubridade para servidores da saúde também foi alvo de requerimento
Preocupada com a saúde de funcionários que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus (Covid-19) e dos profissionais coletores de lixo, a vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania) protocolou dois requerimentos na sexta-feira, 15 de maio, na Câmara Municipal de Limeira.
No Requerimento nº 171/2020, a vereadora questiona a Prefeitura sobre quais são os impedimentos para a concessão de adicional de insalubridade aos demais funcionários lotados na Secretaria de Saúde, incluindo os que trabalham no Samu. Segundo a vereadora, é necessário que haja uma gratificação para os profissionais que atuam diretamente na linha de frente no combate ao coronavírus, como forma de reconhecimento pela dedicação aos serviços prestados.
Dra. Mayra também questiona a Prefeitura, por meio do Requerimento nº 169/2020, sobre as medidas tomadas para a proteção dos colaboradores que realizam a coleta de lixo domiciliar e hospitalar da cidade. A parlamentar pergunta quantos coletores de lixo estão exercendo a função, se há grupos de risco e se estão afastados de acordo com as medidas preventivas.
Ela requer quantidade disponibilizada de equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados, como máscaras, luvas e protetores oculares para que possam exercer o trabalho com maior segurança, evitando o risco de contaminação pelo Covid-19; se foram disponibilizados uniformes a mais, para que os coletores possam fazer a higienização e troca por mais vezes, e se há local adequado para troca de roupas e para higienização pessoal, antes de retornarem para casa, após o fim da jornada de trabalho.
*Informações do gabinete Parlamentar