Luiz Donizete da Silva, o Homem do Sapato Branco, terá nome imortalizado em rua da cidade
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 18 de maio, os vereadores aprovaram quatro projetos que homenageiam cidadãos, instituição e empresa de Limeira. O dispensário Assistencial Santa Isabel e a empresa Chapéus Pralana receberam o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro - Ordem de Tatuiby. Também será concedido o Título de Cidadão Limeirense a José de Almeida Alencar, e Luiz Donizete Vieira da Silva, conhecido como o Homem do Sapato Branco, terá o nome imortalizado em uma rua da cidade.
Luiz Donizete da Silva
Luiz Donizete da Silva, conhecido como “Homem do Sapato Branco”, terá o nome imortalizado na rua Projetada 4 do Jardim Real Park, por meio do Projeto de Lei N° 44/2020, do vereador Nilton Santos (Republicanos).
Nascido em Limeira, em 1957, fundou a empresa Donizetti Escapamentos, ramo no qual ganhou diversas premiações comerciais, também se atuou no ramo de transportadora, terraplenagem e agricultura.
Envolvido com a comunidade, se tornou membro do Conselho Municipal da Saúde e participou da associação de moradores do bairro Ernesto Kuhl. Foi candidato a vereador por duas vezes, foi colunista de jornais locais e comentarista de rádio. Também era assíduo frequentador das sessões e atividades da Câmara. Faleceu aos 61 anos, em decorrência de um acidente de trânsito.
“Figura conhecida na cidade pelo seu jeito simples e extrovertido de cobrar melhorias para a população, usando seus jargões, suas fantasias em dias de debates ou sessões na Câmara. Sua roupa branca e sapato branco usados em bailes deixou saudades e um legado de luta e amor por Limeira”, lembrou Nilton Santos e finalizou: “essa é uma singela homenagem para aquele que deixou marcado nos corações, lições de trabalho, sabedoria e amor.”
Dispensário Assistencial Santa Isabel
O vereador Helder do Táxi (MDB) é autor do Projeto de Decreto Legislativo N° 2/2020, que concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro - Ordem de Tatuiby ao Dispensário Assistencial Santa Isabel.
Fundado em 1996 e com sede na região do Parque Hipólito, o Dispensário foi criado por voluntários que viram a necessidade de ajudar as famílias da região que viviam em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Na instituição são oferecidos serviços de assistência social, atendimentos psicológico, clínico geral, cardiológico e ginecológico, e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adultos e idosos.
“Considerando seu trabalho, que tem se mostrado como referência em serviço de atendimento assistencial do município, como também na humanização dos atendimentos ofertados às famílias carentes de todo o município, se faz justo a entrega deste diploma”, justificou o vereador
Chapéus Pralana
Já a vereadora Lu Bogo (PL) propôs o Projeto de Decreto Legislativo N° 75/2019, que concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro - Ordem de Tatuiby à empresa Chapéus Pralana.
Segundo a proponente, é uma justa homenagem pela história da empresa, pela determinação e pela continuidade da fabricação de chapéus e feltros industriais na cidade. Fundada no ano 2000, está prestes a completar 20 anos de atuação no mercado, gerando mais de 300 empregos diretos.
“A entrega deste diploma é o reconhecimento da Câmara Municipal de Limeira à Pralana, pelos relevantes serviços prestados à cidade”, afirmou Lu Bogo.
José Almeida de Alencar
Limeira terá um novo cidadão limeirense com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo N° 79/2019, de autoria do vereador Marco Xavier (PSB), é José Almeida de Alencar, mais conhecido como Ceará. Esta é a maior honraria concedida pela Câmara a pessoas que não nasceram em Limeira.
Nascido em 1951, na cidade de Farias Brito, tornou-se comerciante aos 18 anos. Conheceu Limeira em 1984, segundo Marco Xavier, Ceará se apaixonou pela terra da laranja, onde decidiu morar. “Iniciou a venda de utensílios domésticos e seu negócio deu tão certo que sua empresa passou a empregar pessoas, teve mais de 35 funcionários diretos e inúmeros indiretos”, contou o vereador.
Segundo o proponente, Ceará sempre foi muito generoso e sempre ajudou as pessoas que mais precisavam. “Ele sempre foi um batalhador, homem honesto, humilde, tudo o que conquistou foi junto com a família, nunca deixou suas origens e sempre fez a diferença na vida das pessoas e principalmente de milhares de limeirenses, que ajudou com muito amor.”