Secretário destacou que resultados de exames saem em menos de 48 horas
A Comissão de Saúde Esporte, Lazer e Turismo ouviu o secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, em reunião remota (online) nesta quinta-feira, 14 de maio. Os vereadores Dra. Mayra Costa (Cidadania), presidente; Dr. Rafael Camargo (MDB), vice-presidente, e Lu Bogo (PL), secretária, debateram sobre as ações da área adotadas em Limeira e a estrutura de atendimento em relação à pandemia de coronavírus (Covid-19).
Ao abrir a reunião feita por videoconferência, a presidente da Comissão, vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania), questionou o secretário sobre a necessidade de a Prefeitura disponibilizar aparelhos de tratamento por pressão negativa para pacientes de Covid-19. Vitor Santos respondeu que seis aparelhos deste tipo foram comprados e serão entregues ao longo desta semana ao município.
Ainda sobre a estrutura, Dr. Rafael Camargo citou ter recebido reclamação sobre a disponibilidade de banheiros para profissionais de saúde que atuam em plantões. Segundo ele, não há divisão de banheiros por sexo no ambiente de trabalho. O secretário afirmou que a informação seria verificada e as providências imediatamente adotadas.
Em relação ao fluxo de atendimentos, o responsável pela pasta da Saúde destacou a importância da adoção dos testes com rapidez para identificação da doença. Vitor Santos informou que hoje os resultados são entregues em um prazo de 24 a 48 horas. Antes o prazo médio chegava a 15 dias.
“Nós realizamos o teste de PCR [para detecção do vírus causador da doença] e agora temos o apoio do Instituto Adolfo Lutz, com filial em Rio Claro, que tem capacidade para fazer 90 testes por dia. Temos encaminhado alguns testes de pacientes para lá e isso possibilita identificar se o paciente é positivo ou negativo para Covid-19 com maior rapidez. Em até 48 horas, no máximo, recebemos o resultado, o que favorece agir de forma precoce no tratamento dos pacientes”, descreveu Vitor Santos.
O secretário esclareceu ainda sobre a ampliação do número de leitos - serão implantados 30, para atendimento clínico. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápida é a adoção de procedimentos com o objetivo de bloquear a evolução da enfermidade”, defendeu.
Também na reunião, Vitor Santos falou da estratégia da Secretaria de identificar, por área geográfica, o percentual de contato entre os pacientes e outras pessoas. “A ideia é identificar o paciente portador e cercar os seus colaterais, pessoas próximas, com a testagem”, explicou. Ele afirmou que há 20 mil testes comprados pela Prefeitura. Acrescentou que há uma estimativa de pico na quantidade de casos na cidade entre os meses de junho e julho.
A vereadora Lu Bogo perguntou acerca das notificações de mortes e identificação da doença. Ele citou que até o momento há duas mortes confirmadas. Segundo a Prefeitura, a segunda morte registrada em Limeira por Covid-19 foi de uma mulher, de 92 anos. A idosa estava internada na Unidade de Referência de Coronavírus (URC) e no resultado do exame foi confirmada a doença.
Comissão
A Comissão de Saúde Esporte, Lazer e Turismo se reuniu por meio da plataforma de videoconferência Zoom. Além dos vereadores, participaram do debate remoto o secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, ao lado da equipe, e o diretor da Vigilância Sanitária, Alexandre Ferrari.
A Comissão de Saúde Esporte, Lazer e Turismo é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade.