Limeira terá Dia do Antigo Atirador do Tiro de Guerra

Projeto aprovado do vereador Wagner Barbosa institui data no calendário oficial

Data de publicação: 12/05/2020 10:58 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Limeira terá Dia do Antigo Atirador do Tiro de Guerra
Limeira terá Dia do Antigo Atirador do Tiro de Guerra

Comemorado anualmente em 27 de agosto, o Dia do Antigo Atirador do Tiro de Guerra de Limeira foi oficialmente instituído no Calendário do Município. A data foi definida por meio do Projeto de Lei Nº 194/2019, de autoria do vereador Wagner Barbosa (PTB). A proposta foi aprovada na sessão desta segunda-feira, 11 de maio.

Entre os objetivos listados pelo parlamentar para alusão ao Dia do Antigo Atirador estão: a manutenção das tradições, o reforço aos vínculos entre os antigos atiradores, além do apoio e promoção das atividades sociais, educacionais, culturais e desportivas.

O vereador Wagner Barbosa destacou ainda no texto legislativo a importância da data para conscientização e valorização da vida humana, da ética, cidadania e preservação do respeito aos símbolos nacionais. Outro aspecto abordado como fundamental é o incentivo e fortalecimento das manifestações cívicas e patrióticas, bem como a promoção do voluntariado.

O projeto aprovado é uma homenagem aos antigos atiradores do Tiro de Guerra 02-020 – Limeira e abrange todos que concluíram o ano de instrução em qualquer tempo e que não tenham sido dele afastados por motivos disciplinares.

O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o Exército. Segundo Wagner Barbosa, as cidades que possuem TG podem contar com um eventual apoio dos atiradores, mediante autorização do Exército, nos casos de calamidades públicas, catástrofes, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no Controle de Distúrbios Civis, além de atividades de colaboração com a Defesa Civil.

Sobre as atividades de destaque desenvolvidas em Limeira, o vereador Wagner Barbosa citou a campanha do agasalho, quando os atiradores saem às ruas recolhendo vestimentas para aquecer durante o inverno aqueles que mais precisam. “Também já realizaram trabalhos importantes no combate à dengue. Portanto, exercem um serviço relevante em nossa sociedade”, justificou.

O autor do projeto defendeu ainda que o comprometimento com a sociedade e a cidadania dos participantes do TG persistem no tempo. “Mesmo desobrigados, a partir dos 46 anos de idade, possuem um senso cívico e patriótico exemplares, que podem servir de inspiração a todos os brasileiros”, reconheceu Wagner Barbosa.