• Inicio
  • Notícias
  • Dr. Marcelo Rossi quer que empresa de ônibus forneça álcool e máscaras

Dr. Marcelo Rossi quer que empresa de ônibus forneça álcool e máscaras

Objetivo da indicação é promover mais segurança aos usuários e trabalhadores

Data de publicação: 07/05/2020 14:52 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Marcelo Rossi quer que empresa de ônibus forneça álcool e máscaras
Dr. Marcelo Rossi quer que empresa de ônibus forneça álcool e máscaras

O vereador Dr. Marcelo Rossi (Podemos) protocolou nessa quinta-feira, 7 de maio, a Indicação Nº 872/2020 para que a Prefeitura de Limeira exija que a empresa de transporte coletivo disponibilize máscaras descartáveis e álcool em gel aos passageiros.

"O objetivo é promover mais segurança à saúde do usuário e dos trabalhadores deste serviço essencial no período de pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19), reforçando as medidas de prevenção em nossa cidade", explicou.

Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a utilização de máscaras e do álcool em gel são meios eficientes para reduzir as chances de contágio e consequentemente de colapso no sistema de saúde.

O vereador lembrou que, mesmo com a redução da frota, há grande risco de contágio dentro dos ônibus, afinal, é um ambiente fechado, com circulação diária de centenas de pessoas que utilizam corrimão e barras de apoio para se equilibrar enquanto os veículos estão em movimento.

Dr. Marcelo justificou também que, por força de decretos municipais, os estabelecimentos privados estão obrigados a proibir a entrada de clientes que não estejam utilizando máscaras e devem fornecer álcool em gel. "Dessa forma, é razoável que o poder público dê exemplo e exija que o mesmo se aplique aos locais de atendimento à população, bem como no caso do transporte coletivo", mencionou.

Citou ainda que o governo estadual publicou decreto que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial nos espaços públicos, incluídos os de uso comum da população e estabelecimentos que executem atividades essenciais.

Ainda em relação à prevenção e aos impactos da pandemia, outros documentos do vereador já foram protocolados, entre eles o pedido de levantamento do grupo de risco em Limeira, medidas de austeridade econômica, plano de ação social emergencial, entre outras demandas.

*Informações do Gabinete Parlamentar