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Trem Intercidades: Toninho Franco se reúne com secretário de Desenvolvimento Regional

Vereador entregou o relatório final da Frente Parlamentar sobre o assunto

Data de publicação: 03/03/2020 13:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Trem Intercidades: Toninho Franco se reúne com secretário de Desenvolvimento Regional
Trem Intercidades: Toninho Franco se reúne com secretário de Desenvolvimento Regional

O vereador Toninho Franco (PL) esteve no Palácio dos Bandeirantes nessa segunda-feira, 2 de março, para participar de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. No encontro, o parlamentar entregou o relatório final da Frente Parlamentar do Trem Intercidades. Estiveram presentes o prefeito de Limeira, Mario Botion, o deputado federal Vanderlei Macris e o chefe de gabinete do deputado estadual Cauê Macris, Roger Willians.

O vereador Toninho é presidente da Frente Parlamentar que pede a inclusão de Limeira no projeto, por meio da instalação de um terminal intermodal para receber o trem que ligará São Paulo à região de Campinas, ao litoral Sul e ao Vale do Paraíba.

De acordo com o vereador a inclusão beneficiará 1,4 milhão de pessoas de Limeira e de cidades da região. Ainda segundo Toninho, o secretário se comprometeu a apreciar o relatório e afirmou que irá apresenta-lo ao governador João Dória (PSDB).

Antes de finalizar o relatório, a Frente Parlamentar presidida por Toninho Franco realizou a segunda edição do Seminário sobre Trem Intercidades

Trem Intercidades

O projeto denominado "Trens intercidades no Estado de São Paulo", prevê linhas ferroviárias, de passageiros e de cargas e está em fase de desenvolvimento. Há a Manifestação de Interesse Privado (MIP) de um trem ligando São Paulo, Campinas e Americana, não incluindo Limeira no projeto original.

De acordo com a Ftram, todo o projeto trens intercidades contempla 477 quilômetros de vias, a um custo de R$ 21 bilhões, por meio de concessão em Parceria Público Privada (PPP). O trecho definido pelo Governo do Estado para dar início ao projeto tem 135 km e custo de R$ 5,4 bilhões, com uma demanda prevista de 60 mil passageiros por dia.

*Informações do Gabinete Parlamentar