Requerimento questiona quais tratamentos estão disponíveis em Limeira
O diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na rede pública de saúde é tema do Requerimento N° 79/2020 da vereadora Erika Tank (PL) protocolado na última segunda-feira, 2 de março, na Câmara. Segundo a parlamentar, estimativas apontam que cerca de dois milhões de mulheres desenvolvem a depressão pós-parto todos os anos.
“Se não for devidamente tratada, a depressão pode durar meses, colocando em sério risco a saúde emocional e até física da mulher, além da dificuldade de criar vínculo com o bebê. Nesse sentido, questiono sobre a situação em nosso município para que tenhamos um cenário atualizado sobre mulheres limeirenses que sofrem com essa condição”, pontuou a vereadora.
Erika questiona ainda se há programa de ação contínua com o objetivo de diagnosticar e tratar a depressão pós-parto e, caso haja, quais ações e tratamentos são ofertados. O documento, que será apreciado pelo plenário nas próximas semanas, solicita ainda o número de casos que foram tratados nos últimos três anos. “Com essas respostas, poderemos ter um novo direcionamento para ajudar as mães que passam por essa impactante situação”, afirmou Erika.
*Informações do Gabinete Parlamentar