• Inicio
  • Notícias
  • Dispensário Madre Tereza de Calcutá é declarado de utilidade pública

Dispensário Madre Tereza de Calcutá é declarado de utilidade pública

Projeto da vereadora Mayra Costa foi aprovado na sessão de segunda-feira (2/3)

Data de publicação: 03/03/2020 13:01 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dispensário Madre Tereza de Calcutá é declarado de utilidade pública
Dispensário Madre Tereza de Calcutá é declarado de utilidade pública

Foi aprovado nessa segunda-feira, 2 de março, o Projeto de Lei N° 245/2019, de autoria da vereadora Mayra Costa (Cidadania), que declara como utilidade pública o Dispensário Madre Tereza de Calcutá. A organização sem fins lucrativos existe desde 2005 e presta serviços sociais nas mais diversas áreas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entre as várias atribuições da entidade estão: a Pastoral da Misericórdia, que serve sopa diariamente para quem não tem de onde tirar seu sustento, a Padaria Solidária que vende pães ao menor custo para ajudar na manutenção do dispensário, além de realizar cursos profissionalizantes na área de panificação e confeitaria.

Outro projeto de destaque é a Farmácia Comunitária, que distribui medicamentos para quem não tem condição de comprá-los em farmácias comuns. A distribuição é feita pelo farmacêutico voluntário responsável e apenas com a apresentação do receituário.

A vereadora ainda destacou outros projetos que devolvem a dignidade para pessoas carentes como o corte de cabelo gratuito, que atende também doentes acamados na região da paróquia; bazares de roupas e utensílios domésticos e também o grupo Mensageiros da Noite, que percorre as ruas da cidade no período noturno levando comida e palavras de conforto para moradores de rua.

Dra. Mayra Costa defendeu no projeto que o Dispensário é um “sonho” realizado pelo Padre Mauricio Sebastião de Souza (In memoriam), que o iniciou com a ajuda de outras pessoas que tinham a intenção de auxiliar a comunidade carente. “Inúmeros profissionais da saúde e de outros segmentos se comprometeram a prestar um atendimento humanitário àqueles que precisam. Atualmente, o pároco Ricardo Araujo empreendeu esforços para conseguir uma sede própria para a entidade, e por comodato com a Prefeitura conseguiu a doação de um terreno onde será construída a nova sede”.

Confira como foi a discussão e votação do projeto: http://bit.ly/38mNsd8