Vereador Dr. Marcelo Rossi homenageou hospital e corporação por simulação de acidentes
A Câmara Municipal aprovou em sessão ordinária nessa quarta-feira, 26 de fevereiro, a Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros e ao Hospital Unimed Limeira pela simulação de acidentes feita em conjunto com vários órgãos no dia 4 de dezembro de 2019 com a participação de mais de 100 pessoas. O vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) é o autor da homenagem.
De acordo com o parlamentar, trata-se de um reconhecimento público à importância do treinamento dos integrantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) realizado pela corporação nas dependências do hospital. Além do Corpo de Bombeiros, fazem parte do PAM o SAMU, a Defesa Civil de Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis, brigadistas da Unimed Limeira e de empresas das três cidades.
O parlamentar informou que o exercício teve início com a simulação de um acidente de desmoronamento de uma área do hospital e, após o alarme ser acionado, viaturas de resgate e ambulâncias se dirigiram ao local da suposta ocorrência.
O simulado envolveu integrantes do PAM, equipe médica e de enfermeiros da Unimed, funcionários administrativos e atores que estavam como vítimas. “Um simulado de acidente de grande porte, como esse, serve para melhorar o tempo resposta diante de um fato real e mostra a integração dos envolvidos”, declarou. Para a equipe do hospital, o simulado é fundamental também para o treinamento do método de triagem das vítimas, o que encurta o tempo de atendimento dos feridos.
Considerou ainda que, com esses exercícios práticos, a equipe de médicos e enfermeiros consegue aprimorar o atendimento e ser mais racional em momentos críticos.
O documento será encaminhado ao tenente Erik Dias Fernandes, comandante do Corpo de Bombeiros; ao diretor clínico do Hospital Unimed Limeira, Dr. Cesar Vanderlei Carmona; e ao diretor da Unimed Limeira, Dr. Carlos Roberto Nogueira dos Santos.
A Prefeitura também teve participação na iniciativa, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Defesa Civil e de Saúde.
*Informações do Gabinete Parlamentar