• Inicio
  • Notícias
  • Dr. Rafael Camargo destaca prevenção contra o coronavírus

Dr. Rafael Camargo destaca prevenção contra o coronavírus

Primeiro caso suspeito da doença em Limeira foi comunicado pela Secretaria de Saúde

Data de publicação: 28/02/2020 10:33 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Rafael Camargo destaca prevenção contra o coronavírus
Dr. Rafael Camargo destaca prevenção contra o coronavírus

O primeiro caso de suspeita de Covid-19, coronavírus, em Limeira foi comunicado nessa quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo Secretária Municipal de Saúde. Trata-se de um munícipe, com 58 anos, e que esteve na Itália recentemente. Diante do cenário de expansão do novo coronavírus, o vereador Dr. Rafael Camargo (MDB) falou da importância de esclarecer à população os sintomas e formas de prevenção da doença. O parlamentar abordou o tema em Plenário na sessão ordinária dessa semana. 

De acordo com o vereador, os sintomas do primeiro paciente confirmado com o vírus, são semelhantes a um resfriado comum e sem gravidade: tosse seca, cansaço, dor no corpo, congestão nasal, febre e falta de ar. “No caso deste paciente, foram coletados exames específicos para verificação da doença e ele foi liberado para isolamento em sua própria residência”, conta.

Dr. Rafael, no entanto, também esclarece que, neste período do ano, muitas pessoas ficam resfriadas, com viroses e dengue e os sintomas podem ser semelhantes ao do vírus: tosse, febre, dor no corpo, nas articulações e nos olhos, vômito, diarreia, dor de cabeça, peso na face, coriza, náusea, calafrio e manchas no corpo. Por isso, não há necessidade de abertura de protocolos de coronavírus. “É necessário cuidado e estar alerta, o que não é o mesmo de entrar em pânico e desespero”, enfatiza.

“Estamos passando por um ‘surto’ mundial, chamado de pandemia. Porém reforço que não há necessidade, no momento, de pânico, especialmente em Limeira”, tranquiliza Dr. Rafael Camargo. Ele explica que a transmissão da doença acontece por meio de tosse, espirros, saliva, catarro, aperto de mãos e contato com superfícies infectadas – quando as mãos forem levadas, após o contato, ao nariz, boca ou olhos.

Segundo Dr. Rafael, os munícipes devem ficar atentos à prevenção e evitar aglomerações, locais fechados, usar máscaras se julgar necessário, lavar as mãos, evitar contatos íntimos como beijos e contatos face a face – especialmente com pessoas resfriadas -, usar álcool em gel e não levar as mãos na boca, nariz ou olhos após tocar em locais de grande manipulação, sem lavar as mãos antes.

O vereador lembra que quanto ao coronavírus, as suspeitas só são necessárias se o indivíduo teve contato com pacientes infectados ou que tenham vindo de áreas de risco. “A prevenção sempre foi e sempre será o melhor tratamento. Estou de olho nesta doença e, certamente, avisarei caso haja qualquer risco definitivo à nossa população de Limeira”, defende. 

*Informações do Gabinete Parlamentar