Iniciativa da Polícia Militar em Limeira é pioneira e serve de ferramenta para educação ambiental
Nessa quinta-feira, 27 de fevereiro, os vereadores Jorge de Freitas (Patriota), Estevão Nogueira (Republicanos) e Clayton Silva (PSC) conheceram de perto o espaço de preservação de abelhas mantido pela 5ª Companhia da Polícia Militar em Limeira. Os membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara visitaram o Meliponário Ypy, onde são mantidas mais de 16 espécies de abelhas meliponas nativas e que fazem trabalho indispensável de polinização. As meliponas se diferenciam das demais abelhas por não possuírem ferrão.
O meliponário urbano é mantido pela 5ª Companhia da Polícia Militar, que desenvolve trabalho de educação ambiental com crianças e fica localizado na praça Primeiro de Maio, no Jardim Morro Azul. O local é referência como primeira área urbana deste tipo em São Paulo.
“É um projeto magnífico que envolve tanto a questão ambiental e educacional como também de aproximação com a comunidade, por meio de crianças principalmente”, defendeu o presidente da Comissão, Jorge de Freitas.
Os vereadores foram recebidos pelo capitão da PM Costa Pereira, idealizador do projeto.
O projeto
A iniciativa foi colocada em prática em agosto de 2018 a partir de duas colmeias de abelhas nativas, dos tipos Mandaguari e Jataí. O capitão informou aos vereadores que aguarda a elaboração de um projeto pedagógico da Prefeitura com um roteiro de visita de crianças ao local. Segundo ele o objetivo é tornar o meliponário conhecido e expandir o saber dentro da rede pública, bem como algumas instituições da rede privada.
Outro potencial é expandi-lo para que se integre a uma rede de meliponários. Segundo o comandante da 5ª Companhia da PM, a ideia é criar um “cinturão do mel” envolvendo outros bairros, com a criação de novos pontos de preservação de abelhas. A iniciativa é dialogada com a Prefeitura e depende de apoio para ser colocada em prática.
Os vereadores da Comissão se colocaram à disposição da 5ª Companhia da Polícia Militar para auxiliar no que for necessário à manutenção e expansão do projeto em Limeira.