• Inicio
  • Notícias
  • Jorge de Freitas propõe Tribuna Livre na Comissão de Meio Ambiente

Jorge de Freitas propõe Tribuna Livre na Comissão de Meio Ambiente

Vereador também sugere ampliação das atribuições do colegiado para incluir a causa animal

Data de publicação: 21/02/2020 18:10 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Jorge de Freitas propõe Tribuna Livre na Comissão de Meio Ambiente
Jorge de Freitas propõe Tribuna Livre na Comissão de Meio Ambiente

Proposta do vereador Jorge de Freitas (Patriota) cria a chamada Tribuna Livre, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de garantir um espaço aos munícipes e aos representantes das entidades de defesa animal. De acordo com o Projeto de Resolução Nº 8/2020, que altera o Regimento Interno da Câmara, a Tribuna Livre vai dispor o tempo de cinco minutos para que sejam apresentadas denúncias ou debater assuntos sobre meio ambiente e direitos e proteção de animais.

A comissão tem, entre outras atribuições, a finalidade de discutir políticas públicas ligadas ao meio ambiente e ao bem-estar animal. "Com a possibilidade de abertura e garantia deste espaço aos munícipes, a participação direta da comissão e dos vereadores será ampliada e poderá garantir maior retorno e apresentação de medidas efetivas pela Câmara", justifica o vereador. O projeto foi protocolado nessa sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020.

Direitos e defesa animal

Em outra proposta - Projeto de Resolução Nº 4/2020 - Jorge de Freitas também sugere a alteração do nome do colegiado para Comissão de Direitos e Defesa Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ou seja, inclui os conceitos de direitos e defesa animal no escopo do colegiado.

O projeto também reforça as atribuições da comissão permanente, incluindo esses conceitos. Entre as mudanças nas funções da comissão destaca-se a de estudar e propor alterações na legislação ambiental, bem como aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, a fim de proporcionar a melhoria de qualidade de vida aos munícipes, o desenvolvimento sustentável, os direitos e a proteção animal. Outra atualização dos deveres da comissão é realizar campanhas socioeducativas, debates e audiências, além de fiscalizar programas relativos à proteção dos direitos dos animais.

O mandato do vereador Jorge de Freitas tem se destacado por abraçar a causa da defesa animal. "Por meio dessas e de outras propostas, temos promovido a educação, a conscientização e a proteção dos animais, bem como punição severa e efetiva aos agressores", ressaltou Jorge.

*Informações do Gabinete Parlamentar