Projeto prevê parcerias com comércio da cidade para a coleta
O Projeto de Lei N° 24/2020, protocolado na Câmara de Limeira, prevê a adoção do programa Troco Solidário como forma de ajudar o hospital Santa Casa. A proposta, da vereadora Erika Tank (PL), consiste na ação permanente de estímulo no comercio local, onde ao pagar suas compras, o cliente é convidado a doar parte do seu troco para a campanha. O valor doado é contabilizado no sistema e o cliente recebe um comprovante de doação e, após um período, o que foi arrecadado será repassado à Santa Casa, que prestará contas dos recebidos.
“Várias cidades vêm adotando esse programa, a qual a população é convidada a colaborar com entidades assistenciais e comerciantes aderem a campanha sem custos para o estabelecimento ou consumidor. Com isso, podemos criar em Limeira a arrecadação em supermercados, postos de combustíveis, demais segmentos do comércio e até pedágios para angariar um pouco mais de recursos voltados para a Santa Casa, hospital que tantos serviços essenciais oferece à Limeira e região”, justificou a vereadora.
De acordo com o projeto, caberá à Prefeitura estabelecer as normas e formas de fiscalização do programa e as empresas cadastradas deverão disponibilizar aos consumidores a informação de que estão participando do programa Troco Solidário, além de divulgar, em local visível, relatório mensal das arrecadações realizadas no período.
“Às vezes, o valor do troco é praticamente irrisório ao cliente, mas quando somado a outros milhares de pessoas, poderá refletir em retorno significativo ao hospital, para que possa aprimorar ainda mais o atendimento de nossa população”, comentou Erika Tank. O projeto seguirá em análise pelas comissões do Legislativo antes de ir à votação.
*Informações do Gabinete Parlamentar