Oficina permite que jovens vivenciem os desafios do envelhecimento e mudem a maneira como enxergam os idosos
O projeto Idoso Por Um Minuto, que permite aos jovens experimentar as mudanças físicas e os impactos emocionais decorrentes do processo de envelhecimento, poderá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Limeira. É o que prevê o Projeto de Lei n° 25/2020, protocolado nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, na Câmara Municipal, pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), idealizador da oficina em escolas, universidades e empresas.
Se for aprovada, a iniciativa deverá ser realizada anualmente em outubro em comemoração ao Dia do Idoso. “O projeto já mudou a maneira como centenas de jovens enxergam e tratam os idosos, impactando no presente e no futuro da sociedade”, explica Rossi. Escolas públicas e privadas, universidades, empresas, shopping, associações e colégios técnicos foram palcos de vivências de situações cotidianas enfrentadas pelos idosos. A atividade é dividida em três etapas: aprendizado sobre as mudanças fisiológicas, vivências que simulam situações cotidianas e reflexões sobre a conduta do jovem perante o idoso.
O público usa óculos com lentes desgastadas, luvas e protetores auriculares para simular impactos na visão, na sensibilidade tátil e na capacidade auditiva. Também é submetido a ruídos que simbolizam a poluição sonora. Nestas condições, precisam ler, ouvir, interpretar informações, escrever, caminhar entre cones e em escadas.
Os jovens são pressionados a desenvolver as atividades com o tempo cronometrado e ouvem frases como: “Anda logo vó!”; “Que demora!”; “Ainda não terminou?”. Um elástico nas penas permite ainda a sensação de perda de mobilidade e dificuldade de equilíbrio. Dessa forma, “sentem na pele” os desafios do envelhecimento e desenvolvem empatia, respeito e cidadania. “Relatos comoventes coroam cada oficina realizada. Muitas admitem que jamais imaginavam o que o idoso sente ao subir uma escada ou ao ser constrangido por não conseguir ouvir uma informação com clareza”, exemplifica o vereador, que é geriatra há 24 anos. “Da mesma forma, é importante compreender o motivo pelo qual o idoso precisa ir ao banheiro com mais frequência ou necessita de mais tempo para atravessar a rua”, exemplifica.
Além da mudança imediata da maneira como o jovem enxerga o idoso, impactando positivamente em seu comportamento em casa e em sociedade, o vereador acredita que a oficina é uma contribuição para o envelhecimento populacional com dignidade. Conforme projeção da Fundação Seade, Limeira terá neste ano 48.554 habitantes com 60 anos ou mais.
O projeto
O projeto foi iniciado por Marcelo em 2018 com alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) na Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil) e depois envolveu estudantes do Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp), da Escola Técnica Trajano Camargo, da Escola Castello Branco, da Escola Estadual Professor José Marciliano Costa Júnior e do Isca Faculdades. Também já chegou a empresas, alcançando jovens aprendizes, e nas dependências do Shopping Nações, preparando também futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho mais preparados para as necessidades dos idosos.