• Inicio
  • Notícias
  • Câmara instaura CPI para apurar denúncia de suposta indústria da multa em Limeira

Câmara instaura CPI para apurar denúncia de suposta indústria da multa em Limeira

Pedido de investigação é de autoria do vereador Zé da Mix

Data de publicação: 11/02/2020 11:31 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara instaura CPI para apurar denúncia de suposta indústria da multa em Limeira
Câmara instaura CPI para apurar denúncia de suposta indústria da multa em Limeira

Um pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi feito pelo vereador Zé da Mix (PSD) para apuração de suposta “indústria da multa” em Limeira. O Requerimento Nº 1/2020 recebeu 20 assinaturas e foi lido na sessão dessa segunda-feira, 10 de fevereiro.

A CPI será constituída por ato da Presidência e será composta por cinco membros, indicados pelos líderes das bancadas, assegurada a proporcionalidade partidária. A Comissão Parlamentar de Inquérito terá o prazo de 90 dias para apurar os fatos e concluir trabalhos, contado a partir da publicação do ato.

Requerimento

O pedido de CPI cita reportagem da Rádio Bandeirantes de São Paulo, veiculada em 13 de janeiro, na qual o repórter Agostinho Teixeira entrevista uma pessoa identificada como “Murilo” que se apresentou como representante da empresa Cobrasin, que opera o serviço de radar em diversas cidades, incluindo Limeira. O denunciante teria afirmado que a empresa possui um esquema de “cartas marcadas” para a realização de licitações.

O requerimento descreve ainda que o entrevistado fala em cidades que contratam a Cobrasin para “a operação dos radares e criam mecanismos para aumentar o número de multas, consequentemente aumentando a arrecadação da Prefeitura e também o repasse de recursos para a empresa Cobrasin”.

Na justificativa para pedido de instauração da CPI, o vereador Zé da Mix levou em consideração que a Prefeitura de Limeira possui contrato com a empresa Cobrasin e que a denúncia feita por meio da Rádio Bandeirantes colocou o nome da cidade em destaque na mídia regional e nacional, como sinônimo de uma “fábrica de multas”.

Apuração

Diante dos fatos apontados no requerimento, o parlamentar solicitou que a CPI apure: a licitação; os contratos firmados e as execuções referentes à prestação de serviço de fiscalização dos radares; processamento das multas e sinalização de trânsito na cidade de Limeira (semaforização, sinalização aérea e solo); a quantidade de multas aplicadas na cidade nos últimos anos; e se as normas definidas pelos órgãos de trânsito em âmbito nacional e estadual estão sendo devidamente cumpridos.