• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova cinco proposições na primeira sessão do ano

Câmara aprova cinco proposições na primeira sessão do ano

Tribuna Livre foi utilizada para discutir possíveis demissões no transporte coletivo

Data de publicação: 04/02/2020 00:31 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara aprova cinco proposições na primeira sessão do ano
Câmara aprova cinco proposições na primeira sessão do ano

Na primeira sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal aprovou cinco proposições entre sete itens disponíveis na pauta, na sessão ordinária dessa segunda-feira, 3 de fevereiro. Todos os projetos são de autoria dos vereadores. Um projeto de lei foi adiado. Um item não pode ser apreciado porque a sessão se encerrou à meia-noite. A sessão terá continuidade na quinta-feira, 6 de fevereiro, a partir das 16 horas.

Na sessão, o vereador Clayton Silva reassumiu as atividades como parlamentar, após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) de suspender a cassação. O presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá (PSC), fez a comunicação da decisão judicial e o convidou para ocupar a cadeira.

A sessão da Câmara também foi marcada pela definição dos integrantes dos partidários. A escolha dos integrantes das comissões permanentes também continua na quinta-feira, 6/2.

Extinção do mandato

O presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá, deu o prazo de cinco dias para o vereador Marcelo Rossi (PSD) apresentar a defesa em relação à extinção do mandato por infringir o inciso III do artigo 333 do Regimento Interno, o qual limita o número de faltas em até um quinto das sessões.

Segundo levantamento da Secretaria de Administração e Finanças, em 2019 foram realizadas 45 sessões, sendo 44 ordinárias e uma extraordinária, e, nesse período, o vereador totalizou 11 faltas sem justificativas, superando o limite de nove sessões (um quinto).

Se confirmadas as faltas, a extinção do mandato será declarada pela Presidência, comunicada ao Plenário e inserida na ata na primeira sessão após sua ocorrência e comprovação. Efetivada a extinção, o presidente convocará imediatamente o suplente.

Tribuna Livre

A possível demissão dos cobradores de ônibus da empresa Limeirense, com a assunção do transporte público municipal pela empresa Sancetur, em regime de contrato emergencial, foi tema da Tribuna Livre pelas funcionárias Rosalina Aparecida de Sales e Lucinda Almeida Oliveira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindttrul), Alex Aparecido de Oliveira, também usou a Tribuna para falar sobre a situação dos trabalhadores do transporte, motoristas e cobradores.

Confira o resultado da Ordem do Dia:

APROVADO - Projeto de Decreto Legislativo Nº 67/2018, do vereador Wagner Barbosa (PSB), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a José Rodrigues (Paranaense), presidente do Grêmio Esportivo Paranaense.

APROVADO - Projeto de Lei Nº 113/2019, da vereadora Erika Tank (PL), perpetua o nome de Ricardo José Pellegrini Junior a área verde localizada na Rua José Oscar de Abreu Sampaio, no bairro Jardim Elisa Fumagalli.

ADIADO - Projeto de Lei N° 214/2019, do vereador Toninho Franco (PL), inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Limeira as apresentações da Escola de Samba Unidos da 3ª Idade, como parte das atividades carnavalescas.

APROVADO - Projeto de Lei N° 233/2019, do vereador Zé da Mix (PSD), perpetua o nome de João Sacchi à estrada municipal LIM-322.

APROVADO - Projeto de Decreto Legislativo N° 53/2019, do vereador Helder do Táxi (MDB), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de setembro a Luís Carlos Gonçalves.

APROVADO - Projeto de Decreto Legislativo N° 59/2019, do vereador Jorge de Freitas (Patriota), concede o Título de Cidadão Limeirense a Dirce Pereira do Prado.

Para a continuidade da sessão em 6 de fevereiro

Projeto de Decreto Legislativo N° 62/2019, do vereador Lemão da Jeová Rafa (PSC), altera o Decreto Legislativo N° 63/2019 que concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro ao casal, Pastor Mario César de Campos e a Missionária Rosana Costa de Campos.