• Inicio
  • Notícias
  • Campanha sobre os malefícios do vandalismo será instituída em Limeira

Campanha sobre os malefícios do vandalismo será instituída em Limeira

Outros três projetos foram aprovados: homenagem a José Cobo, inclusão da Copa Master no Calendário e campanha sobre o diabetes

Data de publicação: 10/12/2019 10:57 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Campanha sobre os malefícios do vandalismo será instituída em Limeira
Campanha sobre os malefícios do vandalismo será instituída em Limeira

Quatro projetos de autoria dos vereadores foram aprovados nessa segunda-feira, 9 de dezembro. Um imortaliza o nome de José Marco Antonio Pareja Cobo na área verde do bairro Jardim Cidade Universitária I; outro institui no Calendário Oficial de Eventos de Limeira a Copa Master “Antonino Alcântara Teixeira Martins” e dois criam campanhas permanentes, a “Conscientização sobre os malefícios do vandalismo contra os bens públicos e privados” e a “Conscientização e Orientação do Diabetes”.

Contra o vandalismo

De autoria do vereador Estevão Nogueira (PRB), o Projeto de Resolução Nº 29/2019 institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira a campanha permanente “Conscientização sobre os malefícios do vandalismo contra os bens públicos e privados”, a ser organizada com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire em qualquer momento do ano legislativo, podendo acompanhar calendário nacional, estadual ou municipal de atividades e ações.

O projeto autoriza ainda o Poder Legislativo a celebrar parceria e convênio com instituições, empresas e outras organizações, devendo promover palestras, debates, exposições, mesas de trabalho com temas voltados ao tema e outras ações que possam ser importantes para a conscientização da população, incluindo-se vereadores da terceira idade e juniores.

Para Estevão, a campanha se faz necessária para a reflexão do respeito para com os bens alheios, visto que pichações e destruição de telefones públicos, placas e dispositivos especiais, não são incomuns.

“Esse é um projeto relativamente simples, mas que poderá proporcionar um grande ganho à população e aos cofres públicos que precisam gastar com reformas, pinturas e consertos”, defendeu.

Conscientização e Orientação do Diabetes

O Projeto de Resolução Nº 31/2019, de autoria do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, a campanha permanente de Conscientização e Orientação do Diabetes, a ser realizado preferencialmente no mês de novembro. O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro.

Dentre as ações a serem desenvolvidas estão promoção de palestras, ações de esclarecimento e educação de equipes multidisciplinares, exposições, debates, mesas de trabalho com a temática e demais atividades pertinentes ao assunto. Para realização das atividades, o Poder Legislativo também fica autorizado a celebrar parcerias e convênios com entidades, instituições, empresas e profissionais especializados.

“O diabetes pode causar aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, rins e nos nervos; em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas com a doença no país”, apontou Dr. Rafael e acrescentou: “o acesso às informações é essencial para prevenir a doença, uma vez que a prevenção se faz com práticas de vida saudável”.

José Cobo

De autoria do vereador Jorge de Freitas (Patriota), o Projeto de Lei Nº 218/2019 dá o nome de José Marco Antonio Pareja Cobo para a área verde do bairro Jardim Cidade Universitária I, localizada na Rua Cônego Manoel Alves.

Natural de Quito, capital do Equador, José nasceu em 1942 e, segundo o propositor, desde pequeno demonstrou interesse em cuidados com as hortas, pomares e jardins. Ingressou na Universidade Central de Quito, em Engenharia Agronômica, e foi aluno do professor brasileiro Heitor Montenegro, catedrático da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Chegou ao Brasil logo após defender a tese de conclusão do curso e ganhar uma bolsa de estudos na Esalq, de Campinas.

Em Limeira, trabalhou como estagiário e engenheiro agrônomo na Fazenda Citra, fundou a entidade de causas ambientais PreservAÇÃO, promoveu a primeira “Semana Ecológica de Limeira”, foi eleito o Profissional do Ano pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Limeira, recebeu o Troféu Fumagalli em nome da entidade que fundou e recebeu o “Prêmio Ação pela Água”, além de ter conhecido sua esposa, se casado e constituído família.

José faleceu em 2012, deixando esposa e quatro filhos.

Copa Master ‘Antonino Alcântara Teixeira Martins’

O Projeto de Lei Nº 225/2019, de autoria do vereador Mir do Lanche (PL), institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira a Copa Master “Antonino Alcântara Teixeira Martins” de futebol amador para atletas acima de 50 anos, a ser realizada no primeiro semestre de cada ano, antecedendo o Campeonato Amador de Futebol de Limeira.

A programação, de acordo com o projeto, poderá ser elaborada pela Liga Desportiva Limeirense em parceria com a Secretaria de Esportes de Limeira e outros órgãos competentes para tal.

Segundo Mir, o futebol amador é um dos esportes mais praticados em Limeira e a inclusão da Copa Master visa reconhecer e homenagear o Antonino Martins, “homem abnegado e dedicado ao esporte amador e principal à Liga Desportiva Limeirense por mais de 50 anos”.