Outros três projetos foram aprovados: homenagem a José Cobo, inclusão da Copa Master no Calendário e campanha sobre o diabetes
Quatro projetos de autoria dos vereadores foram aprovados nessa segunda-feira, 9 de dezembro. Um imortaliza o nome de José Marco Antonio Pareja Cobo na área verde do bairro Jardim Cidade Universitária I; outro institui no Calendário Oficial de Eventos de Limeira a Copa Master “Antonino Alcântara Teixeira Martins” e dois criam campanhas permanentes, a “Conscientização sobre os malefícios do vandalismo contra os bens públicos e privados” e a “Conscientização e Orientação do Diabetes”.
Contra o vandalismo
De autoria do vereador Estevão Nogueira (PRB), o Projeto de Resolução Nº 29/2019 institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira a campanha permanente “Conscientização sobre os malefícios do vandalismo contra os bens públicos e privados”, a ser organizada com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire em qualquer momento do ano legislativo, podendo acompanhar calendário nacional, estadual ou municipal de atividades e ações.
O projeto autoriza ainda o Poder Legislativo a celebrar parceria e convênio com instituições, empresas e outras organizações, devendo promover palestras, debates, exposições, mesas de trabalho com temas voltados ao tema e outras ações que possam ser importantes para a conscientização da população, incluindo-se vereadores da terceira idade e juniores.
Para Estevão, a campanha se faz necessária para a reflexão do respeito para com os bens alheios, visto que pichações e destruição de telefones públicos, placas e dispositivos especiais, não são incomuns.
“Esse é um projeto relativamente simples, mas que poderá proporcionar um grande ganho à população e aos cofres públicos que precisam gastar com reformas, pinturas e consertos”, defendeu.
Conscientização e Orientação do Diabetes
O Projeto de Resolução Nº 31/2019, de autoria do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, a campanha permanente de Conscientização e Orientação do Diabetes, a ser realizado preferencialmente no mês de novembro. O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro.
Dentre as ações a serem desenvolvidas estão promoção de palestras, ações de esclarecimento e educação de equipes multidisciplinares, exposições, debates, mesas de trabalho com a temática e demais atividades pertinentes ao assunto. Para realização das atividades, o Poder Legislativo também fica autorizado a celebrar parcerias e convênios com entidades, instituições, empresas e profissionais especializados.
“O diabetes pode causar aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, rins e nos nervos; em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas com a doença no país”, apontou Dr. Rafael e acrescentou: “o acesso às informações é essencial para prevenir a doença, uma vez que a prevenção se faz com práticas de vida saudável”.
José Cobo
De autoria do vereador Jorge de Freitas (Patriota), o Projeto de Lei Nº 218/2019 dá o nome de José Marco Antonio Pareja Cobo para a área verde do bairro Jardim Cidade Universitária I, localizada na Rua Cônego Manoel Alves.
Natural de Quito, capital do Equador, José nasceu em 1942 e, segundo o propositor, desde pequeno demonstrou interesse em cuidados com as hortas, pomares e jardins. Ingressou na Universidade Central de Quito, em Engenharia Agronômica, e foi aluno do professor brasileiro Heitor Montenegro, catedrático da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Chegou ao Brasil logo após defender a tese de conclusão do curso e ganhar uma bolsa de estudos na Esalq, de Campinas.
Em Limeira, trabalhou como estagiário e engenheiro agrônomo na Fazenda Citra, fundou a entidade de causas ambientais PreservAÇÃO, promoveu a primeira “Semana Ecológica de Limeira”, foi eleito o Profissional do Ano pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Limeira, recebeu o Troféu Fumagalli em nome da entidade que fundou e recebeu o “Prêmio Ação pela Água”, além de ter conhecido sua esposa, se casado e constituído família.
José faleceu em 2012, deixando esposa e quatro filhos.
Copa Master ‘Antonino Alcântara Teixeira Martins’
O Projeto de Lei Nº 225/2019, de autoria do vereador Mir do Lanche (PL), institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira a Copa Master “Antonino Alcântara Teixeira Martins” de futebol amador para atletas acima de 50 anos, a ser realizada no primeiro semestre de cada ano, antecedendo o Campeonato Amador de Futebol de Limeira.
A programação, de acordo com o projeto, poderá ser elaborada pela Liga Desportiva Limeirense em parceria com a Secretaria de Esportes de Limeira e outros órgãos competentes para tal.
Segundo Mir, o futebol amador é um dos esportes mais praticados em Limeira e a inclusão da Copa Master visa reconhecer e homenagear o Antonino Martins, “homem abnegado e dedicado ao esporte amador e principal à Liga Desportiva Limeirense por mais de 50 anos”.