Toninho Franco é autor da homenagem
Na noite de segunda-feira, 2 de dezembro, o capitão João Calos Matias do Valle se tornou o mais novo cidadão limeirense. A homenagem veio em decorrência do Decreto Legislativo N° 46/2019, de autoria do vereador Toninho Franco (PL), e aconteceu em sessão solene no Plenário Vereador Vitório Bortolan. A cerimônia contou com a presença dos vereadores e do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva - Cabo Chiquinho, representando a Prefeitura.
Nascido em 1966, em Feira de Santana (BA), João mudou-se para o Rio de Janeiro com quatro anos e lá concluiu o ensino fundamental e médio, se formando Assistente de Administração em 1984. No ano seguinte, Valle prestou o Serviço Militar Inicial da Força Aérea Brasileira e foi aprovado para a Escola de Sargentos das Armas do Exército.
Em 1986, formou-se sargento de Infantaria na cidade de Três Corações (MG) e na sequência passou por diversas cidades, incluindo São Gabriel da Cachoeira (AM) e Natal (RN), onde foi promovido a primeiro-sargento. Foi condecorado em 1997 com a Medalha do Serviço Amazônico. Além de servir em diversas missões de paz junto ao exército brasileiro, recebeu a Medalha das Nações Unidas, em 2008, pelos serviços prestados no Contingente de Missão das Nações Unidas no Haiti.
Além da formação militar, João é graduado em História e pós-graduado em História da África e da Diáspora Africana no Brasil pelas Faculdades Integradas Simonsen. Em 2014, foi promovido ao posto de segundo-tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais, sendo nomeado para a função de delegado do Serviço Militar da 20ª Delegacia de Serviço Militar de Limeira. Era encarregado também das cidades de Iracemápolis, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Americana e Nova Odessa.
João ainda apoiou o Tiro de Guerra nas Campanhas do Agasalho, Projeto Civismo nas Escolas e no projeto de ingresso em escolas e unidades militares. Em 2016, foi transferido para o comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve onde se aposentou. Após a aposentadoria, decidiu fixar residência em Limeira, atraído pelo acolhimento recebido quando chegou à cidade.
“Assim, reafirmo que, com sua reputação ilibada e condutas pessoal e profissional irrepreensíveis, o capitão João Carlos Matias do Valle, tem em sua biografia características éticas na defesa dos postulados democráticos em favor da cidadania e dos direitos humanos e sociais. É uma honra poder te entregar esse título”, afirmou Toninho.
Muito emocionado, o homenageado lembrou de sua trajetória na cidade e agradeceu aos vereadores pela honraria.