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Câmara aprova dois projetos da Prefeitura que tratam de reformas administrativas

Proposta que corrige texto da lei de regularização fundiária também foi aprovada

Data de publicação: 03/12/2019 11:39 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara aprova dois projetos da Prefeitura que tratam de reformas administrativas
Câmara aprova dois projetos da Prefeitura que tratam de reformas administrativas

Três projetos de autoria da Prefeitura de Limeira foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 2 de dezembro. Dois tratam de reforma administrativa, um do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML), outro do Centro de Promoção Social Municipal de Limeira (Ceprosom). O último altera lei que trata da regularização fundiária e do parcelamento ilegal do solo.

Reforma IPML

O Projeto de Lei Complementar Nº 22/2019 dispõe sobre a reforma administrativa e reorganização do quadro de pessoal do IPML. A proposta estabelece as finalidades do órgão que são administrar, gerenciar e operacionalizar o Regime Próprio de Previdência de Limeira dos servidores efetivos da Prefeitura, das autarquias e da Câmara Municipal.

Define ainda os órgãos de gestão, que são o Conselho Administrativo, Superintendência e Conselho Fiscal. Elenca a composição de cada um, tempo de mandato e regulamenta as reuniões e competências de cada órgão e de seus membros.

Também define a estrutura administrativa do IPML, composta pela Superintendência; Departamento de Gestão Financeira e de Contabilidade; e pelo Departamento de Benefícios e Gestão Administrativa, e determina as competências de cada setor.

Outra informação é que o quadro de pessoal estabelece jornada de trabalho, número de cargos e salários, extingue cargos comissionados, como o de Diretor Chefe da Superintendência e Chefe de Gabinete, por exemplo, e cria dois cargos de função gratificada.  

Segundo a justificativa da Prefeitura, a nova proposta apresenta uma estrutura administrativa com menor impacto financeiro, gerando, inclusive, redução de gastos de R$7.134,82, mensal, e R$92.752,66, anual.

Reforma Ceprosom

Também foi aprovada a reforma administrativa do Ceprosom, por meio do Projeto de Lei Complementar N° 32/2019, que revoga e substitui a Lei Complementar N° 688/2014.

O projeto trata do planejamento das atividades da Autarquia, das funções e da organização interna, estabelecendo as competências de cada cargo ou função e também dos conselhos municipais ligados ao órgão. Estabelece as tabelas de cargos, cargos em comissão e funções gratificadas e as tabelas remuneratórias de cada referência.

De acordo com a justificativa do projeto, a nova proposta corrige eventuais distorções contidas na lei anterior e readéqua alguns cargos em comissão que geraram apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Houve nova redação de descrições de cargos para adequá-los à realidade dos diversos serviços da Autarquia, com a finalidade de esclarecer as responsabilidades de cada um deles.

A justificativa traz a informação de que a reorganização administrativa não vai gerar impacto orçamentário aos cofres do município e sim uma redução dos gastos com a folha de pagamento, que cairá de R$ 992.385,45 para R$945.999,16, gerando uma economia mensal de R$ 46.386,29.

Regularização fundiária

Por fim, o Projeto de Lei Complementar N° 33/2019 altera diretrizes da Lei Complementar N° 813/2018, que dispõe sobre a regularização fundiária do parcelamento ilegal do solo.

De acordo com a justificativa do projeto, as alterações propostas visam apenas a correção nos artigos 3º, 6º, 7º e 9º da LC 813/2018, onde foram mencionados alíneas, incisos e termos equivocados. Ou seja, a alteração apenas corrige o texto, não altera a legislação vigente.

Todas as propostas aprovadas seguem agora para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Caso sancionadas, serão promulgadas e publicadas no Jornal Oficial do Município.