Exibição de filme e aula de autodefesa marcam ações voltadas ao tema
Com o objetivo de incentivar o público a refletir sobre violência verbal, a Câmara Municipal de Limeira abre as atividades da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” com uma exposição. A mostra traz frases clichês reproduzidas por toda a sociedade, inclusive por mulheres, mas que trazem em seus significados violência verbal, preconceito e machismo. A exposição fica aberta ao público até o dia 10 de dezembro, da 8h às 18h, no espaço cultural Milton Ferrari, na Câmara.
A abertura da exposição foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da jeová Rafá (PSC), durante o intervalo da sessão ordinária desta segunda-feira, 25 de novembro. Também participaram os vereadores que compõe a comissão organizadora da campanha Lu Bogo (PL), Carolina Pontes (PSDB), Constância Félix (PDT) e Zé da Mix (PSD), e demais vereadores da Casa.
A vereadora Lu Bogo, representando a comissão organizadora, convidou os presentes a refletir sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher. “Em 2013 aprovamos nesta Câmara uma lei, de minha autoria, que instituía um dia para combater a violência contra a mulher, mas um dia é muito pouco, depois instituímos no calendário oficial do município a semana de combate à violência contra a mulher e agora temos a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Mas ainda é pouco, temos que lutar 365 dias contra isso. Precisamos denunciar, temos que incentivar as pessoas a denunciar”, afirmou.
Lu Bogo aproveitou para pedir ao público que convide amigos e familiares a conferirem a exposição. “Peço a vocês que transmitam o convite aos amigos para que mais pessoas venham à Câmara visitar essa exposição, assim teremos mais pessoas refletindo sobre este cenário da violência contra a mulher, que nem sempre é agressão física, visível aos olhos, são vários os tipos de agressão”.
Programação 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
A campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres foi instituída pela Resolução 599/2015, de autoria da vereadora Erika Tank (PL), e é organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire. Além da exposição também estão programados outros eventos.
No dia 26 de novembro, às 14 horas, o Cine Câmara tem programação especial com a exibição do filme Tomates Verdes Fritos, no cinema da FCA Unicamp. A entrada é gratuita e o filme é recomendado para maiores de 12 anos.
No dia 29 de novembro, às 16 horas, a Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a Academia Faria Fighters de Limeira, realiza uma aula de autodefesa destinada às vereadoras, vereadoras da 3ª idade, vereadoras juniores e servidoras da Câmara. O evento é um ato simbólico com o objetivo de mostrar que todas as mulheres têm o dever de lutar pelo fim da violência contra as mulheres.