Honraria faz referência ao Dia da Consciência Negra
A Câmara concedeu a Medalha do Mérito Palmares a 20 pessoas de etnia negra, em sessão solene nessa terça-feira, 19 de novembro. Cada homenageado foi indicado pelos vereadores, como forma de reconhecimento pela atuação nas áreas de assistência social, cultura, esporte e desempenho profissional. A honraria integra o Projeto de Decreto Legislativo Nº 48/2019, de autoria da comissão organizadora: vereadores Jorge de Freitas (Patriota), Erika Tank (PL), Marco Xavier (PSB), Lu Bogo (PL) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).
Desde que foi criada a Medalha, em 1998, pela Resolução 128, do ex-vereador Antônio Montesano Neto, a Câmara realiza a homenagem. A premiação ocorre anualmente na semana de 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra.
O vereador Jorge de Freitas abriu o evento fazendo um breve histórico da chegada das comunidades negras no Brasil, a partir de 1539. Citou que foram mais 12 milhões de pessoas que desembarcaram no País, trazidas como escravas. Ele mencionou trechos de livros do jornalista e escritor brasileiro Laurentino Gomes, ao falar da necessidade de reverenciar a memória da etnia negra no Brasil e no mundo. “É preciso ter momentos como esses para enaltecer, reverenciar as pessoas que de alguma forma tiveram seus antepassados sacrificados por cenários tão tristes. Não podemos deixar que a nossa história seja esquecida”, destacou o vereador, que foi um dos idealizadores da criação da Medalha.
Representando os homenageados, Tania Regina Estevam, indicada por Jorge de Freitas, defendeu a luta pela manutenção dos direitos conquistados e por políticas públicas em áreas como a educação. “Nossa luta é desleal: meus pais se criaram na fazenda Ibicaba; sou fruto de um casal que quase foi escravizado. Eram analfabetos e conseguiram fazer com que seus filhos estudassem. E aqui estou, representando-os como universitária. Eu acredito na educação, nós pretos só venceremos a partir da educação. Estou muito honrada por participar desse momento que a Câmara abriu para nós. Sempre vai haver uma dívida com os negros, mas é um começo”, declarou.
Já o prefeito Mario Botion falou da importância dos homenageados para a cidade. “Hoje é um dia especial de gratidão que Limeira concede, por meio dos vereadores, a todos. Prestando a atenção na biografia dos homenageados vejo que atuam em atividades variadas e todas importantes para a construção de uma cidade melhor. Eu agradeço a vocês por contribuírem na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse.
A sessão solene foi encerrada pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová (PSC). “A bíblia nos diz: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Que bom que podemos hoje falar sobre o que realmente importa; amar ao próximo. Para nós não existe cor diferente, existe o amor que Deus nos ensinou”, discursou o vereador, agradecendo a presença de todos.
Conheça os homenageados indicados pelos respectivos vereadores:
Ângela Aparecida da Silva Simião – Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)
Bispo Elias Francys – Clayton Silva (PSC)
David Edison Vaz Roque – Anderson Pereira (PSDB)
Edson Aparecido Santiago – Marco Xavier (PSB)
Evandro César de Oliveira Fernandes – Erika Tank (PL)
Fabrício Horácio – Wagner Barbosa (PSB)
José Manoel Lopes – Mir do Lanche (PL)
Klauber Romão da Silva Medeiros – Constância Félix (PDT)
Luis Fernando Teixeira – Dr. Rafael Camargo (MDB)
Luiz Julio – Nilton Santos (Republicanos)
Marisa de Souza Cunha Moreira – Helder do Táxi (MDB)
Messias Monteiro – Lu Bogo (PL)
Neuza Mara Felix – Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC)
Pedrina Aparecida Rodrigues Costa – Zé da Mix (PSD)
Sebastião Claudino Gonçalves – Toninho Franco (PL)
Sonia Regina Theodoro – Estevão Nogueira (Republicanos)
Tania Regina Estevam – Jorge de Freitas (Patriota)
Valquiria Dias Bezerra Sérgio – Dra. Mayra Costa (Cidadania)
Wagner de Souza Rodrigues Costa – Dr. Marcelo Rossi (PSD)
Wander Luiz Reginaldo – Carolina Pontes (PSDB)