• Inicio
  • Notícias
  • Saúde da população negra e anemia falciforme são temas de Tribuna Livre

Saúde da população negra e anemia falciforme são temas de Tribuna Livre

Jardim dos Jequitibás e a Fazenda Arizona também foram abordados

Data de publicação: 12/11/2019 14:08 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Saúde da população negra e anemia falciforme são temas de Tribuna Livre
Saúde da população negra e anemia falciforme são temas de Tribuna Livre

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira, 11 de novembro, três pessoas fizeram uso da Tribuna Livres: Silvana da Silva falou em nome do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, Iris Freire dos Santos falou sobre o projeto habitacional na antiga Fazenda Arizona e Lauro Câmara Marcondes falou sobre o bairro Jardim dos Jequitibás.

Saúde da População Negra

Silvana da Silva, em nome do Comitê Técnico da Saúde da População Negra da gestão 2019/2020, discursou acerca da política de saúde da população negra e explicou que o Comitê é estabelecido pela Política Nacional da Saúde Integral da população negra e realiza ações voltadas à equidade nos serviços ofertados pelo SUS.

A oradora apresentou dados sobre a maior vulnerabilidade da população negra em relação a diversas doenças que tem condicionantes genéticos e sociais. A campanha realizada esse mês tem o foco na anemia falciforme, que é uma doença hereditária que causa alterações nos glóbulos vermelhos do sangue e é mais comum em indivíduos negros.

Silvana citou também que por meio da Lei 3221/2000, que institui o acompanhamento a pessoas com a doença, a Secretaria da Saúde, em conjunto com o Comitê Técnico, promove o mês de conscientização da anemia falciforme. “Essa campanha visa a capacitação dos funcionários da saúde, a orientação aos pacientes e às famílias de pacientes e de toda a população no geral.”

A campanha tem coleta de exames que acontecem até o dia 29 de novembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Silvana ainda convidou os vereadores e a população para participar do Encontro Sobre Conscientização e Impacto da Doença Falciforme, que acontece no dia 13 de novembro, no Plenário Vereador Vitório Bortolan a partir das 13h30.

Fazenda Arizona

Iris Freire dos Santos Guadanhin, da diretoria da Associação da Central da Cidadania, falou em relação ao projeto habitacional na antiga Fazenda Arizona. Iris ressaltou que o loteamento foi feito por pessoas comuns e com boa vontade de ajudar a realizar o sonho da casa própria e ressaltou que o empreendimento foi completamente quitado pelos futuros moradores.

A oradora convidou os vereadores e a população para o lançamento da pedra fundamental que acontecerá em um café da manhã no dia 24 de novembro. Iris ainda anunciou que o local passará a se chamar Estância Arizona.

Jardim Jequitibás

O advogado Lauro Câmara Marcondes representou os moradores do Jardim dos Jequitibás e descreveu a situação de munícipes que enfrentam dificuldades de regularização e de revisão de valores de imóveis adquiridos em empreendimento privado.

Marcondes falou sobre a dificuldade dos moradores em manter o pagamento das parcelas devido ao reajuste de juros e pediu ao poder público para que apoie os moradores. “Queria pedir o apoio dos vereadores, porque a construtora realiza diversos empreendimentos na cidade e ela precisa do poder público, então ela tem que dialogar com os vereadores para encontrar uma saída social para esse problema”, afirmou.

“A Justiça e todos os organismos públicos têm que ter a sensibilidade de compreender o momento de que a simples aplicação da lei é insuficiente para solução de problemas sociais e aí que entra a política para poder mediar e encontrar formas de aproximação entre as pessoas”, finalizou.

Confira aqui a fala completa dos oradores: http://bit.ly/2qKSZKF