Custo e quantidade de procedimentos são questionados pela vereadora
Por meio do Requerimento Nº 601/2019, protocolizado nessa sexta-feira, 25 de outubro, a vereadora Carolina Pontes (PSDB) busca informações sobre gastos mensais do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal da Prefeitura com a castração de cães e gatos e o custo individual de cada procedimento com os animais.
O objetivo do requerimento, segundo a vereadora, é avaliar as demandas atendidas pelo setor, de acordo com a verba orçamentária disponível para esta atividade. “Constantemente o Departamento de Bem Estar Animal nos confirma que o orçamento está curto e, por este motivo, tem sido realizada uma média de apenas três a quatro castrações por dia”, citou Carolina Pontes.
A parlamentar afirmou que recebe demandas frequentes tanto da população, quanto de ONGs voltadas à causa animal, a respeito da dificuldade de vagas para castrações. “O objetivo do requerimento é melhor entender esta limitação, podendo assim repassar uma resposta mais contundente à população”, explicou.
Carolina Pontes destacou ainda que apesar de o abandono de animais ser crime previsto em lei, a prática se torna cada vez mais frequente. “É preocupante a situação dos animais abandonados e em situação de rua em Limeira. A grande população desses animais se multiplica a cada dia. São 50 mil animais abandonados na cidade e a castração é de extrema importância para conter esse número”, alertou.
*Informações do Gabinete Parlamentar