Outros cinco assuntos foram abordados no espaço nessa segunda-feira (21)
A Tribuna Livre dessa segunda-feira, 21 de outubro, foi ocupada por sete oradores, que falaram sobre seis assuntos diferentes. Inclusão digital de idosos, vagas de estacionamento para idosos, semana do judô, influência das mídias nas famílias, combate ao bullying, mister negro e miss etnia e más condições do Condomínio Recanto dos Pássaros foram os temas abordados.
Inclusão Digital para Idosos
A primeira a ocupar a Tribuna Livre foi a estudante universitária Ingrid Menezes Santana, representando o grupo Enactus-Unicamp, que discorreu sobre o surgimento e a importância do projeto de inclusão digital para terceira idade, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Marilena Pinto Ramalho.
De acordo com Ingrid, a Enactus foi procurada no primeiro semestre de 2018 pela Escola Legislativa, após esta receber a demanda do Ceprosom, que apontou a necessidade de inserção dos idosos na nova era digital. O objetivo, segundo ela, era mostrar aos idosos que não existe barreiras para o aprendizado e que eles podem ser agentes de transformação em suas vidas e na da comunidade ao redor.
O curso já está em sua terceira turma e as aulas são ministradas todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, no Plenário da Câmara. O aprendizado é composto por “exposições teóricas, partes práticas e atividades para serem realizadas em casas”, explicou Ingrid. “Os idosos aprendem desde as funções básicas, como desbloquear o celular, até acessar a câmera e tirar uma foto e mexer nas redes sociais”.
Nessa segunda-feira (21), os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução Nº 24/2019, de autoria do vereador Marcelo Rossi (PSD), que estabelece uma previsão anual de realização do Projeto de Inclusão Digital Para a Terceira Idade, por meio da Escola Legislativa da Câmara de Limeira. Ingrid agradeceu a iniciativa e declarou que agora o curso será “um patrimônio da cidade que continuará a proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos”.
Vagas de Estacionamento para Idosos
Em seguida, Marcos Aparecido de Morais fez uso da Tribuna Livre, representando as Pastorais da Pessoa Idosa do município, para tratar sobre as vagas de estacionamento para idosos.
De acordo com ele, 5% de vagas destinadas aos idosos em Limeira não são suficientes. “A nossa cidade ainda não tem acessibilidade, o idoso vai ao banco e tem que parar o carro longe, podendo cair na rua, ser assaltado durante o percurso”, comentou.
Marcos ainda destacou que em Limeira existe projeto de lei, de autoria do vereador Clayton Silva (PSC), que prevê o aumento dessas vagas e que tramita no Legislativo. “A propositura recebeu emenda da Erika Tank (PL) para que passasse a valer na próxima licitação da empresa que ficasse responsável pela Área Azul. O contrato atual vence no dia 16 de novembro”, disse. Ele pediu a atenção dos vereadores para que aprovem o projeto.
Semana do Judô Limeirense
Para falar sobre a Semana do Judô Limeirense e as atividades a serem realizadas, em especial no Espaço Milton Ferrari, na Câmara, de 25 a 31 de outubro, o judoca Leônidas Ismael Machado usou a Tribuna Livre.
A Semana do Judô Limeirense foi instituída a partir da Lei Nº 6.180/2019, de autoria do vereador Mir do Lanche (PL), aprovada por unanimidade, e compreende a última semana do mês de outubro, seguindo a data de comemoração do Dia Mundial do Judô, dia 28.
“Durante a semana, atividades e eventos que proporcionarão vivências esportivas, especialmente para crianças, serão realizados com o intuito de demonstrar a importância da modalidade”, explicou.
Influência das mídias nas famílias
O quarto a usar o espaço foi o missionário Jair de Souza Oliveira, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que falou sobre o projeto Família Feliz, que tem o objetivo de dialogar sobre as influências que a mídia exerce nas famílias.
“Quando se trata de família, nós estamos falando do pilar da sociedade, algo crucial. As mídias proporcionam o acesso à informação e educação mais rápido, mas também têm aumentado a quantidade de divórcios, o recebimento de mensagens pornográficas e o número de adolescentes que se suicidam”, destacou Jair.
O orador explicou que o projeto visa levar o debate para escolas e igrejas, em forma de palestra.
Combate e prevenção ao bullying
A Tribuna Libre ainda foi ocupada pela psicóloga educacional Tatiana Boretto Dalfré, que falou sobre o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, e as ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino, por meio da Secretária Municipal de Educação.
Segundo Tatiana, um milhão de crianças sofrem algum tipo de violência no mundo, compreendendo o bullying como forma de agressão intencional e repetitiva, adotado por um ou mais alunos, dirigido a outro estudante.
“Precisamos falar dessa questão, devido a sua grande abrangência, relevância e gravidade. Criar políticas antibullying, políticas públicas de prevenção e combate, que impactarão as crianças e a sociedade como um todo”, defendeu Tatiana.
A oradora relevou que o bullying costuma ser direcionado às pessoas vistas como diferentes, seja por diferenças étnicas, orientação sexual, diferenças econômicas, culturais, políticas ou religiosas. “Precisamos do apoio de todos, para que possamos nos manter nesse caminho, buscando instrumentos, métodos e recursos, baseados na cultura de paz na escola”, solicitou.
A fala fez parte da Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying, uma iniciativa da vereadora Lu Bogo (PR), por meio da Resolução Nº 771/2019.
Mister Negro e Miss Etnia
Os jovens limeirenses Yuri Malcon, eleito mister negro, e Thaynela Souza, eleita miss etnia, pelo estado de São Paulo em 2019, usaram a Tribuna Livre para se apresentarem. Eles estarão dia 18 de novembro em Feira de Santana, na Bahia, representando a região.
Condomínio Recanto dos Pássaros
Por último, Jovenildo Nunes de Matos, morador do Condomínio Recanto dos Pássaros, fez uso da palavra para denunciar o problema saneamento básico no local. De acordo com o orador, o bairro necessita de manutenção de brinquedos nas áreas de lazer para as crianças, de mais segurança e iluminação pública. Ele cobrou ainda melhorias nos sistema de esgotamento e de drenagem. “O esgoto fica a céu aberto e tem entupido, provocando o alagamento de prédios. Teve uma manifestação de escorpiões enorme, eu mesmo capturei alguns”, relevou.
Por fim, o cidadão queixou-se também do descarte irregular de lixo no local, que além de dar uma aparência feia ao bairro, pode provocar doenças.