Vereador esteve com diretores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba para beneficiar limeirenses
O vereador Wagner Barbosa (PSB) busca uma parceria inédita com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, para atendimento odontológico gratuito dos pacientes de Limeira que procuram tratamento pela rede pública de saúde ou, ainda, de forma preventiva nas escolas municipais.
Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 18 de outubro, com o diretor da FOP, Francisco Haiter Neto, com o diretor associado da faculdade, Flávio Henrique Baggio Aguiar, e com a assistente técnica da unidade, Ana Cláudia Fabbri Ceccato, Wagner falou da necessidade de ampliar o atendimento odontológico em Limeira, agilizando a prestação do serviço e melhorando a saúde bucal da população. “Nosso objetivo é suprir ainda mais o atendimento odontológico, beneficiando diretamente as pessoas”, afirmou o vereador.
Segundo Aguiar, a FOP nunca realizou convênio com Limeira, mas o interesse existe, especialmente para atender às disciplinas de estágio da faculdade. “Dependerá da estrutura a ser disponibilizada, mas sem dúvidas há o interesse nesta parceria”, declarou.
Hoje a FOP possui convênio com a Prefeitura de Piracicaba, contendo um plano de ação em vários programas. Há, por exemplo, atividades desenvolvidas no Orocentro (Centro de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Bucais), relacionadas ao atendimento de pacientes com lesões bucais. A prefeitura da cidade vizinha ainda fornece toda a infraestrutura e insumos necessários, incluindo os Centros de Saúde da Família e/ou consultório fixo.
“As atividades de diagnóstico permitiriam a formação e prática clínica dos alunos e, ao mesmo tempo, ampliaríamos e proporcionaríamos o devido tratamento clínico à comunidade carente, em especial aos casos mais complexos em que o município não possui condições de atendimento”, disse Wagner.
Para dar andamento à proposta, o vereador irá agendar uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, e solicitar um levantamento da estrutura disponível, especialmente o número de cadeiras odontológicas disponíveis.
Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam para um total de 21 unidades que oferecem atendimento em saúde bucal no município: Nova Suíça, Boa Esperança, Nova Europa, Dores 1, Dores 2, Planalto, Pinhal, Amparo, Cecap, Hipólito 1, Hipólito 2, Tatu, Aeroporto, Morro Azul, Abílio Pedro, Ernesto Kühl 2, Novo Horizonte, Cidade Jardim, Lopes, Graminha e Nova Limeira.
Além do atendimento na atenção básica, o paciente pode procurar por atendimento especializado no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) ou no CSB (Centro de Saúde Bucal), conforme informações do site da Prefeitura de Limeira.
*Informações do Gabinete Parlamentar