Palestra revela papel do Legislativo na preservação da memória do município
Nessa terça-feira, 24 de setembro, foi realizado o I Seminário de Gestão Documental e Acesso à Informação do Município de Itupeva, realizado por meio de uma parceria entre a Câmara de Limeira, a Câmara de Itupeva e o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Organizado pela Escola do Legislativo itupevense, o evento recebeu representantes de Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Monte Mor, Louveira e Jarinu, além de servidores do Legislativo e do Executivo da cidade.
O objetivo do seminário, segundo Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara de Limeira e palestrante do evento, foi discutir a importância da preservação de documentos históricos do município.
“A Câmara Municipal de Limeira atua como multiplicadora das boas práticas em Gestão Documental para os Legislativos e Executivos de sua região, sendo que a iniciativa da realização do Seminário em Itupeva foi fruto das ações realizadas para o I Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à informação, ocorrido em julho de 2019”, revelou Giane.
A servidora ainda foi responsável pela primeira palestra do Seminário “Legislativo em ação: o papel fundamental da Câmara na preservação da memória municipal” e, em seguida, o evento seguiu com a palestra “Executivo e Legislativo – a importância da união dos poderes nas ações de preservação”, feita por Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres, responsável pelo Arquivo Geral da Prefeitura de Limeira.
Por fim, o Seminário encerrou com a palestra “Arquivos e Centros de Documentação: implantação, processos técnicos e difusão”, realizada pelo Centro de Memória da Unicamp, com o doutor em História da Arte, professor João Paulo Berto.
Durante as atividades, os participantes puderam tirar dúvidas, trocar ideias e compartilhar experiências.
*Crédito da foto: Câmara Municipal de Itupeva