Projeto + Visão, realizado pela Prefeitura, vai atender 1800 pacientes
Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara esteve no Parque da Cidade, onde a Prefeitura deu início ao projeto “+ Visão” - um mutirão de oftalmologia que prevê atender 1.800 pacientes. Participaram os vereadores Dra. Mayra Costa (Cidadania), presidente; Erika Tank (PL) e Dr. Rafael Camargo (MDB).
Os membros do colegiado foram recebidos pelo coordenador administrativo do projeto, Luciano Goulart, que apresentou todas as etapas de atendimento que abrange a sala pré-consulta, uma sala de exames e uma sala de escritório – todas equipadas.
O projeto iniciado neste dia 26 segue até a próxima quinta-feira, 3 de outubro. O atendimento acontece das 7h às 16h e é feito por uma equipe composta por técnicos da área de saúde e oftalmologistas. O mutirão é feito por meio de um “consultório móvel” instalado no Parque Cidade, ao lado da Biblioteca Pedagógica.
Segundo a vereadora Dra. Mayra Costa, o projeto + Visão atende a pacientes que estavam na fila à espera de consultas e tem como prioridade usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam avaliação clínica para encaminhamento a procedimentos cirúrgicos. “A gente vê o resultado de um trabalho que vem sendo cobrado pela Comissão, mas além de cobrar nós também parabenizamos quando a ação é executada e continuaremos cobrando para que mais serviços como esse sejam disponibilizados à população”, explicou.
A vereadora Erika Tank lembrou que a Comissão tem monitorado a demanda por consultas e cirurgias em Limeira em diversas especialidades, sobretudo na área oftalmológica. A parlamentar também elogiou os esforços da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Isso demonstra a preocupação de buscar alternativas. E ao ter apresentado o Cismetro, a Prefeitura buscou com a aprovação dos vereadores encontrar uma saída para as grandes filas em algumas áreas da saúde em que há maior dificuldade de contratar profissionais”, citou.
De acordo com a Prefeitura, com investimento na ordem de R$ 300 mil, o mutirão foi contratado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas - Norte (Cismetro). “Limeira deu um passo importante ao escolher fazer parte do Consórcio. Agora poderemos atender de forma efetiva, eficiente e com qualidade aos munícipes, desafogando as filas e minimizando a dor de quem já não aguentava aguardar na fila de consultas e exames”, defendeu o vereador Dr. Rafael Camargo.
Após conhecer de perto o mutirão, a Comissão de Saúde se comprometeu a acompanhar o projeto também na fase de cirurgias, que serão realizadas nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no hospital Humanitária. Os vereadores devem visitar a unidade no último dia da ação para avaliarem o serviço dedicado aos pacientes.
Também fazem parte do colegiados os vereadores Constância Felix (PDT) e Darci Reis (PSD), que assumiu a vaga na Comissão após a saída da vereadora Carolina Pontes (PSDB).