Entregue pela jornalista Nani Camargo, obra do autor José Eduardo Heflinger Júnior é uma referência para a história da cidade
Na noite dessa segunda-feira, 16 de setembro, o presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), recebeu a visita da jornalista Nani Camargo. Ela entregou ao vereador o livro do pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior, que investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos; em especial na região de Limeira (SP), considerada berço da imigração pelo sistema de parceria no país. A obra “Retratos de Limeira” reúne fotos históricas da cidade.
O presidente agradeceu pela obra e demonstrou entusiasmo por ser um admirador da memória de Limeira. Pascotto também elogiou o trabalho de pesquisa dedicado pelo autor e disse que o livro é simbólico para a cidade que comemorou 193 anos no dia 15 de setembro. O estudo completo de Heflinger Júnior resultou em 26 volumes, todos embasados em documentos históricos levantados em arquivos brasileiros e europeus e que hoje são referência mundial sobre o assunto. Parte desse material, com fotos de Limeira, foi reunido em um único volume. Assim, nasceu “Retratos de Limeira”.
Além do livro, o representante do Legislativo recebeu convite para o lançamento, que ocorre 18 de setembro, às 19h30, no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11), com entrada franca. O projeto de editoração é fruto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em ação administrada pelo Ministério da Cidadania. O volume reúne mais de 200 imagens, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários.
Para Heflinger, a intenção de “Retratos de Limeira” é construir o que chama de viagem visual onde o leitor possa observar as transformações e adaptações da cidade, decorrentes dos diversos ciclos da natureza econômica; o desenvolvimento agrícola e industrial, os aparelhos públicos e sociais e os sistemas de ensino.
O livro será doado à Biblioteca da Câmara e disponibilizado para consulta, tanto dos servidores como do público externo. Neste caso, o munícipe pode consultar essa e outras obras do acervo do Legislativo no local. A Biblioteca fica na Rua Pedro Zaccaria, 70.