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Câmara sedia oficina voltada para gestão de documentos do Poder Executivo

Evento aconteceu sexta-feira (13) e contou com representantes de seis cidades

Data de publicação: 17/09/2019 16:43 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara sedia oficina voltada para gestão de documentos do Poder Executivo
Câmara sedia oficina voltada para gestão de documentos do Poder Executivo

A Câmara Municipal sediou na sexta-feira, 13 de setembro, a 1ª Oficina de Capacitação do Projeto de Elaboração de Tabela de Temporalidade para o Poder Executivo Municipal. O curso foi ministrado pela chefe do Departamento de Registo, Arquivo e Documentos da Câmara, Giane Boscolo, e pelo diretor técnico do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Igor Blumer Marangone.

Estiveram presentes 23 servidores representando as Prefeituras das cidades de Guarulhos, Ribeirão Preto, Rio Claro, Americana, Paulínia e Lorena. De acordo com Giane, a oficina abordou a metodologia que é utilizada para o levantamento da produção de documentos na gestão de recursos humanos, que será realizada entre os meses de setembro e dezembro nos poderes executivos.

“Neste treinamento foi explicada a importância da realização de um trabalho de gestão documental que leve em consideração a estrutura e as particularidades de cada órgão, visando que todos os instrumentos resultantes sejam realmente aplicáveis e assim definam quais itens devem compor o acervo permanente e quais devem ser eliminados, com a devida segurança jurídica”, comentou Giane.  “Foram também delineados os procedimentos que serão utilizados para um levantamento preciso da produção de documentos das funções de Gestão de RH e Financeira”, acrescentou.

Igor Marangone comentou que é importante se atentar às novas tecnologias para o processo de arquivamento de documentos. “Todos os avanços tecnológicos estão completamente interligados à elaboração de instrumentos de gestão documental eficientes, uma vez que, mesmo em meio eletrônico, a produção de documentos precisa ser bem administrada e ter os prazos de temporalidade e processos de eliminação aplicados igualmente”, explicou.

O projeto

De acordo com Giane, o projeto de elaboração de modelo de tabela de temporalidade de documentos tem como objetivo facilitar o trabalho realizado pelos arquivos municipais no tratamento dos documentos acumulados e na classificação dos documentos produzidos atualmente, bem como favorecer o bom uso dos recursos públicos na preservação da memória.