Cerca de 330 alunos de duas escolas municipais participaram das ações
Mais de 330 alunos participaram de uma ação da Câmara Municipal de Limeira sobre coleta segura de lixo nesta terça-feira, 17 de setembro. Os eventos realizados pela Escola Legislativa Paulo Freire em duas escolas municipais fazem parte da Semana de Conscientização da Proteção aos Profissionais Coletores de Lixo, instituída pelo Decreto Legislativo 6/2017, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL).
No período da manhã, dez turmas de alunos da Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo aprenderam sobre a importância do descarte correto de materiais perfurantes, como cacos de vidro, seringas, pregos e palitos de churrasco, que devem ser envolvidos em jornal, colocados em caixas de papelão ou garrafas pet e descartados separadamente do lixo comum, preferencialmente com um aviso de que contêm material perfurante. No período da tarde foi a vez dos alunos da Emeief Creso Assumpção Coimbra, cinco turmas participaram da ação.
A vereadora Lu Bogo, autora do projeto, participou das ações. Ela contou às crianças que trabalhou muitos anos na empresa que faz a coleta do lixo na cidade. “Muitas vezes eu vi os profissionais que coletam o lixo voltarem machucados da rua, alguns deles até tiveram que se afastar do trabalho. Todos vocês querem que o papai e a mamãe de vocês voltem pra casa seguros depois do trabalho, os coletores de lixo também precisam voltar seguros, por isso é importante descartarmos corretamente os materiais perfurantes”, explicou.
A coordenadora da Escola Legislativa, Cristiane Scardelai, usou uma caixa de leite e uma garrafa pet para demonstrar uma opção segura para descartar cacos de vidro e seringas e lembrou aos alunos que os coletores de lixo também cuidam da saúde das pessoas. “Não é só o médico que cuida da nossa saúde, os coletores de lixo também cuidam. Sem o trabalho deles o lixo se acumularia em nossas casas, atraindo bichos que podem causar doenças, por isso é muito importante que nós cuidemos da saúde de quem também cuida da nossa”.
O objetivo da ação foi despertar o olhar das crianças para os perigos aos quais os profissionais coletores de lixo estão expostos durante o desempenho de suas funções, para que as crianças se tornem agentes multiplicadores de conhecimento em suas próprias famílias.