Projeto tem à frente o vereador Wagner Barbosa e o professor Augusto Luchessi
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Limeira e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp resultou nesta quinta-feira, 12 de setembro, na doação de seis caixas de livros voltados aos anos finais do ensino fundamental à Escola Estadual Castello Branco, na Vila Cristóvam. O vereador Wagner Barbosa (PSB) e o professor Augusto Ducati Luchessi, idealizador do projeto “BIOTECação: destinação sustentável para livros”, realizaram a entrega ao diretor Ricardo Antoniassi. Cerca de 1.500 obras foram arrecadadas dentro do programa.
Entre as doações, estão obras de literatura infanto-juvenil e livros didáticos, que irão auxiliar no projeto de reativação da biblioteca da escola. “Selecionamos escolas que precisam de livros para montar ou incrementar suas bibliotecas e poder oferecer novas opções aos alunos. Mesmo com o mundo digital, temos enquanto educadores que incentivar o hábito de pesquisa e leitura, pois os livros são nossa principal fonte de cultura e aprendizado”, afirmou Wagner.
Para Luchessi, este projeto piloto pode servir de modelo inclusive para outras cidades, tendo impactos positivos não apenas na educação, mas também no meio ambiente. “Pelo projeto, arrecadamos livros que não são mais usados pelos alunos da Unicamp e promovemos a distribuição para escolas públicas de Limeira. É uma forma de contribuirmos para o ensino público, que precisa voltar a ter qualidade”, declarou o professor.
O mantenedor do Colégio Objetivo de Limeira e do polo Pompeu da Universidade Paulista (Unip), professor Ivo Gonçalves, também prestigiou a iniciativa.
Ao todo, foram arrecadados cerca de 1.500 livros, incluindo obras infanto-juvenis, paradidáticos, apostilas e livros do ensino médio e universitário. A biblioteca da FCA realiza uma triagem dos materiais recolhidos, separando-os conforme as etapas do sistema educacional.
A Câmara Municipal e a Unicamp assinaram, em julho, termo aditivo ao convênio de cooperação existente entre as instituições para o desenvolvimento do projeto. O BIOTECação, além de ter à frente o vereador Wagner Barbosa e o professor Augusto Luchessi, conta com o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire. A próxima unidade a receber os livros será a Escola Estadual do Jardim Paineiras.
*Informações do Gabinete Parlamentar