Acervo fotográfico de Nelson Petto retrata momentos da história limeirense
“Retratos de Limeira” é o nome da exposição que traz imagens do acervo do fotógrafo limeirense Nelson Petto. A mostra acontece na Câmara Municipal de Limeira até 13 de setembro e é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália.
Com fotografias de diversos momentos da história limeirense, a exposição ocorre em referência ao aniversário de Limeira, celebrado em 15 de setembro. Segundo a chefe do Departamento de Registro e Arquivo e Documentos da Câmara, Giane Boscolo, o objetivo é que os visitantes possam fazer uma viagem pelo tempo, ao observar uma Limeira primitiva, ainda em construção, cuja evolução foi capturada pelas lentes de diferentes fotógrafos, alguns até desconhecidos.
Algumas das imagens disponibilizadas na exposição são: Retrato da Cadeia e Fórum Limeirenses e Casa da Criança, que datam da década de 50; Cine Vitória da década de 60 e a construção do Edifício Prada na década de 30.
A exposição é uma iniciativa do fotojornalista Nelson Petto, em parceria com o gabinete do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), com o apoio de montagem do Memorial do Legislativo e do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal.
Sobre o autor
Nascido em 14 de outubro de 1954, em Limeira, filho de Zilda e Ângelo Petto, Nelson Petto teve uma relação intensa com o pai - um imigrante italiano que desembarcou no Porto de Santos após um ano de viagem a bordo de um navio e que viveu na cidade até os 105 anos de idade.
A admiração pela cidade que acolheu a família fez Nelson Petto se dedicar ao registro, como fotojornalista, de momentos marcantes do desenvolvimento de Limeira, tendo hoje mais de três milhões de fotos autorais e não autorais que compõem seu acervo pessoal.
Além de fotos registradas por ele, Nelson Petto empenha-se no levantamento e arrecadação de imagens que registrem a história limeirense, fazendo disso um propósito de vida e cuidando de transmitir o legado para a família, em especial ao filho Lucas, de 34 anos e à neta Sara, de dez anos.