Mostra é um trabalho do Museu Major José Levy Sobrinho em parceria com Departamento de Arquivo da Câmara
Teve início na sexta-feira, 6 de setembro, a exposição Nossa Gente Limeirense, que faz parte das atividades em comemoração aos 193 anos de Limeira. A mostra tem como objetivo homenagear pessoas que construíram suas vidas e a de suas famílias em solo limeirense; pessoas que tiveram atividades profissionais e pessoais e que contribuíram para o crescimento e proeminência da cidade, levando-a consigo por onde passaram e inclusive projetando seu nome até mesmo para o exterior do país.
A exposição, que acontece no Espaço Expositivo do Museu Major José Levy Sobrinho, vai até o dia 18 de outubro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h. O Museu fica na rua Treze de Maio, 102, Centro.
“É extremamente justo e importante que sejam reconhecidas por sua contribuição à Limeira e sua história de vida seja levada à população”, comentou Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro e Arquivo e Documentos da Câmara. “O Museu e a Câmara de Limeira têm buscado realizar uma gestão integrada da memória limeirense, para que mais ações de preservação sejam realizadas e nenhuma parte da história de nossa cidade se perca”.
Para a montagem da exposição foi realizada uma pesquisa que apurou quem os cidadãos encaravam como personalidades populares, ou seja, pessoas conhecidas e reconhecidas amplamente pelo povo limeirense. Dentre os nomes apontados, foram selecionados 11 homenageados na primeira edição da exposição, sendo que o objetivo é repeti-la todos os anos com novos homenageados.
Foram realizadas entrevistas, coleta de biografias e sessões de fotos com as pessoas que compõe o quadro deste ano e, além da exposição, esses registros passaram a fazer parte do banco de dados do Memorial do Legislativo e do Museu, para serem preservados para a posteridade. “Todos os esforços realizados pelo povo de nossa terra não podem sair de foco, e o Legislativo e o Executivo não pouparão esforços em preservar o passado de Limeira, para assim construir o seu futuro”, encerrou Giane.
São homenageados na exposição:
- Francisco Alves de Lima, o “Chico da Banca da Praça Toledo Barros”;
- José Carlos da Silva, o atleta “Fumaça;
- Newton José Panaggio, o comerciante “Palmeira”
- Newton Emelino Masutti, industrial;
- Paulo Cavazin, advogado;
- Elza Silvestre, professora;
- José Jerônimo, o artesão “Zé do Pote”;
- Nelson Petto, fotógrafo;
- José Luís dos Santos, o comerciante “Zé do Bar 45”;
- Victor D’Andrea, industrial;
- Waldomiro Ivers, o agricultor “Seu Waldomiro”.