• Inicio
  • Notícias
  • Idosos participam de aula inaugural de curso de inclusão digital para multiplicadores

Idosos participam de aula inaugural de curso de inclusão digital para multiplicadores

Nesta edição, participantes serão formados para ministrarem próximas aulas

Data de publicação: 06/09/2019 16:03 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Idosos participam de aula inaugural de curso de inclusão digital para multiplicadores
Idosos participam de aula inaugural de curso de inclusão digital para multiplicadores

Representantes de grupos da Terceira Idade participaram da aula inaugural do curso “Inclusão Digital e Uso da Tecnologia para a Terceira Idade - Multiplicadores”, nesta sexta-feira, 6 de setembro, promovido pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a organização Enactus, da Unicamp e com o CRAS Marilena Pinto Ramalho, do Ceprosom.

A primeira aula do Projeto Net@ (Nunca é Tarde para Aprender) foi ministrada para 36 idosos de 21 grupos da Terceira Idade, incluindo alguns Vereadores da Terceira Idade. Tem outras 13 aulas agendadas, que serão ministradas às sextas-feiras, das 8h30 às 12h, com conclusão no dia 6 de dezembro.

A proposta do curso, realizado no Plenário da Câmara, além de aproximá-los do Legislativo, é ensinar aos idosos a usarem o aparelho celular, entenderem a funcionalidade de suas atribuições e, a partir desta edição, formar multiplicadores de conhecimento, por isso, o curso conta com um novo formato que capacitará os alunos para serem professores das próximas turmas, ensinarem aos idosos dos grupos que integram e também a conhecidos.

No primeiro encontro, os alunos participaram de uma dinâmica para entenderem a importância de estarem presentes em todas as aulas, sugeriram valores que serão determinados ao Projeto Net@ e conheceram os botões de liga e desliga, volume e uso dos fones de ouvido.

Uso de câmera, diferença entre os sistemas operacionais, ligação, configuração, área de trabalho, comando de voz, playstore, redes sociais, aplicativos e web navegação no Google fazem parte do cronograma programado para as próximas aulas, que também incluem boas práticas e oratória para que os formandos consigam repassar o conhecimento adquirido, de forma clara e concisa, para as próximas turmas.

“O conhecimento e a inclusão é especial para cada um de vocês que irão aprender a mexer no celular, mas, é ainda mais importante o tempo que vocês estão doando para aprender e depois ensinar um novo mundo às outras pessoas que não tiveram a oportunidade”, declarou Cristiane Scardelai, coordenadora da Escola Legislativa.

Os idosos foram ainda convidados a participar no próximo dia 13 da palestra “Primeiros Socorros – Noções básicas para emergências”, promovida pela Escola Legislativa, que acontece às 19h, no Plenário da Câmara.