Exposição homenageia artista de muitas faces
A vida e a obra do artista limeirense Emiliano Bernardo da Silva são tema de exposição na Câmara Municipal de Limeira. A mostra acontece até 6 de setembro, no Espaço Cultural Milton Ferrari da Câmara. Objetos pessoais, fatos históricos da trajetória de Emiliano, além de obras autorais como pintura sobre tela e xilogravura fazem parte do acervo exposto ao público. A Exposição da Semana de Artes, Cultura e História que leva o nome do limeirense foi aberta oficialmente no intervalo da sessão dessa segunda-feira, 2 de setembro.
“Passamos por um momento de pouca valorização da contribuição de pessoas do nosso passado. Emiliano não foi meu contemporâneo, mas a admiração por ele é grande. E o reconhecimento tarda, mas não falha. É uma gota no oceano, porém faz jus em reconhecimento por todo o trabalho, por toda divulgação e pelo enaltecimento de Limeira. É uma grata honra poder estar presente neste momento e ofertar um pouco desse carinho em nome da Câmara e da cidade”, declarou o vereador Dr Marcelo Rossi (PSD), autor da Resolução Nº 760/2019 que instituiu a Semana.
O proponente, demais vereadores, amigos e familiares de Emiliano participaram da abertura da mostra. O evento solene foi conduzido pelo presidente da Casa, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC). “Exposições como essa traz a memória de pessoas tão importantes que passaram pela nossa cidade”, Pascotto.
A exposição é organizada pelo Memorial Legislativo Elza Tank e pela Escola Legislativa Paulo Freire. Nela o visitante pode conhecer peças filmográficas usadas pelas mãos e o olhar de Emiliano para registrar imagens raras de eventos e do desenvolvimento de Limeira. Fotografias e pinturas também revelam que o limeirense foi um artista de muitas faces. Outra novidade na mostra é um espaço de imersão onde é possível conferir uma linha do tempo que começa em 1924, data de nascimento do homenageado, até 2017, quando faleceu aos 92 anos de idade.
Emiliano Bernardo da Silva
Nove décadas marcaram a trajetória do artista que permanece vivo na memória dos limeirenses. Nascido no bairro Jaguari, no Tatu em Limeira, ainda jovem demonstrou a admiração pela sétima arte. Para ficar mais perto do cinema, Emiliano trabalhou como sonoplasta no Teatro da Paz. Essa e outras referências da vida dele estão no acervo.
A visitação é pública, das 8 às 18 horas. A Câmara fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para acessar o prédio, basta apresentar documento de identificação com foto na recepção.