Diretores abordaram questões administrativas, operacionais, de manutenção e comerciais
Quatro diretores da Viação Limeirense prestaram depoimentos diante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), requerida pelo vereador Estevão Nogueira (PRB), nesta quinta-feira, 22 de agosto, no Plenário da Câmara. Falaram, na sequência, Marcelo Aparecido de Santana (gerente administrativo e financeiro), Antônio Teodoro de Souza (gerente operacional), Paulo Alexandre Simões (gerente de manutenção) e Leandro Alberto Pelisson Minniti (gerente comercial).
A reunião contou com a presença dos vereadores: Erika Tank (PL), presidente; Estevão Nogueira, relator; Dra. Mayra Costa (Cidadania), secretária; Jorge de Freitas (Patri) e Helder do Táxi (MDB), membros. O representante da Prefeitura, procurador Paulo Roberto Barcellos da Silva Júnior, acompanhou a reunião.
Santana falou sobre a empresa de transporte coletivo antes e depois da intervenção, em relação à administração, controle financeiro, manutenção, segurança, procedimento de compras, qualidade da frota de ônibus e reclamações via o Serviço 156. Ele ressaltou que não tinha acesso à área financeira da empresa, que ficava responsável pela matriz em Americana, mas tinha metas a alcançar definida pela direção da viação. Ele explicou ainda à CPI o processo que deu início à intervenção e comentou ainda a não renovação do ISO do certificado NBR ISO 9001: 2008.
Já o gerente operacional, Teodoro de Souza, apresentou em seu depoimento sua trajetória profissional nas várias empresas em que atuou, e explicou as mudanças promovidas pela intervenção da Prefeitura junto à Viação Limeirense. Ele ainda tratou sobre o declínio do número de passageiros no transporte coletivo de Limeira. Os tipos de reclamações dos munícipes também foram abordados pelo diretor operacional. O diretor ainda tratou sobre a troca de peças e a manutenção da tapeçaria, provocada por vandalismo ou desgaste. Outro ponto relatado pelo gerente foram os procedimentos adotados quando acontece acidente dentro dos ônibus.
Por sua vez, Paulo Simões, gerente de manutenção, tratou das medidas de segurança para garantir o conforto dos passageiros e as atribuições da área que é evidenciar a necessidade da troca da peça dentro de uma visão técnica. Ele também apontou as diferenças de gestão antes e depois da intervenção. Com 54 funcionários, a rotina de manutenção - preventiva, preditiva e corretiva - foi explicitada pelo depoente. Por fim, ele falou sobre a transformação de dois ônibus em dois veículos para transporte de pessoas com deficiência.
Por último, o gerente comercial do Sistema Integrado de Transporte de Limeira (SIT Limeira), Leandro Minniti, explicou as dificuldades de acesso às informações da bilhetagem durante a transição entre a gestão da Viação Limeirense e a intervenção da Prefeitura. Como ex-diretor da empresa Rápido Sudeste, ele também relatou o que aconteceu com o fechamento da instituição e a migração para a Viação Limeirense. O depoente discorreu ainda sobre a queda da venda de bilhetes e do número de passageiros. A relação entre a Prefeitura e o SIT no processo de concessão de gratuidade também foi abordada. Ao final, ele esclareceu como é feito cálculo do subsídio que é apresentado à Prefeitura e o cálculo dos valores da tarifa.
Depoimentos
Na quinta-feira, 29 de agosto, é a vez de integrantes da administração anterior - a ex-secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Júlia Soares, e o ex-secretário de Negócios Jurídicos, Rivanildo Pereira Diniz - de prestar depoimento na CPI. A reunião começa a partir das 14 horas, no Plenário da Câmara.
CPI
A Comissão Parlamentar foi instaurada após o Requerimento Nº 140/2019, de autoria do vereador Estevão Nogueira, pedindo a abertura do processo investigatório. O Ato da Presidência nº 25/2019, que constitui a CPI, foi publicado no dia 26 de março. A Comissão apura eventuais irregularidades na licitação e em contratos firmados com empresas de transporte no município no período de 2006 até a 2019, alcançando três administrações municipais.
Confira a íntegra do depoimento: https://youtu.be/3I24iYjPgy4