Renato Pavanelli falou sobre condições da empresa e da frota de ônibus
O interventor da Viação Limeirense, Renato Carlos Pavanelli, prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), requerida pelo vereador Estevão Nogueira (PRB), nesta quinta-feira, 15 de agosto, para apresentar informações sobre o trabalho junto à empresa de transporte coletivo - iniciado em 14 de abril de 2017.
Foram 3,5 horas de questionamentos. A reunião começou, com todos integrantes da Comissão, às 14h30 e se encerrou às 18h, e foi acompanhada pelo representante da Prefeitura, procurador Paulo Roberto Barcellos da Silva Júnior.
Pavanelli abriu seu depoimento contando como estava a condição da empresa e dos ônibus quando começou a intervenção. Segundo ele, demorou um tempo para conhecer a real situação contábil e jurídica da companhia, já que as informações não estavam disponíveis. Mas, de imediato, encontrou a viação sem pneus, sem combustível e sem peças de reposição. Do ponto de vista financeiro, disse que a empresa estava sem dinheiro em caixa, com uma avalanche de cobranças e com dívidas com fornecedores e garantias trabalhistas.
Os atuais procedimentos de manutenção e segurança também foram explanados pelo depoente.
Sobre os funcionários, o interventor disse que não houve demissões, e que manteve o mesmo quadro de empregados na gerência, na administração e na operação. Segundo ele, não houve contratação de pessoal por indicação política, apenas a contratação de engenheiro, médico e técnicos de trabalho por imposição legal.
Questionado sobre a continuidade da intervenção, Pavanelli informou que a legislação não determina o tempo máximo da intervenção e que a decisão cabe ao prefeito. Além disso, disse, existem fatos novos com frequência, o que justifica a medida.
Outro tema abordado pelo interventor foi a composição tarifária e o subsídio.
Novas oitivas
A CPI decidiu ainda realizar oitivas com os quatro gerentes da Viação Limeirense - Marcelo Santana, Antônio Teodoro, Paulo Simões e Leandro Minniti - na quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 14 horas. Também serão convocados, para o dia 29 de agosto, às 14 horas, integrantes da administração anterior: a ex-secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Júlia Soares, e o ex-secretário de Negócios Jurídicos, Rivanildo Pereira Diniz.
CPI
A Comissão Parlamentar foi instaurada após o Requerimento Nº 140/2019, de autoria do vereador Estevão Nogueira, pedindo a abertura do processo investigatório. O Ato da Presidência nº 25/2019, que constitui a CPI, foi publicado no dia 26 de março. A Comissão apura eventuais irregularidades na licitação e em contratos firmados com empresas de transporte no município no período de 2006 até a 2019, alcançando três administrações municipais.
Integram a CPI os vereadores Erika Tank (PL), presidente; Estevão Nogueira, relator; Dra. Mayra Costa (Cidadania), secretária; Jorge de Freitas (Patri) e Helder do Táxi (MDB), membros.
Confira a íntegra do depoimento: https://youtu.be/da-iKvVFOwc