Vereadora encaminhou requerimento ao Executivo
A presença de veículos elétricos ou híbridos na próxima licitação do transporte coletivo municipal é tema do Requerimento Nº 177/2019, da vereadora Erika Tank (PR). A parlamentar questiona se há previsão de percentual de ônibus com essa tecnologia na contratação da futura empresa a realizar o transporte de passageiros na cidade.
“Há uma expectativa de que daqui alguns anos, cada vez mais veículos elétricos ou com motores que funcionam com combustível e com a eletricidade entrem em circulação, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e das emissões de carbono, ajudando a despoluir as cidades”, argumentou a vereadora Erika Tank.
No documento, Erika cita o exemplo da prefeitura de Campinas, que lançou em março a nova licitação do transporte público municipal, prevendo criar uma área livre de combustíveis fósseis e a troca gradativa dos ônibus que circulam pela região central. Campinas é a segunda grande cidade do Brasil, depois de São Paulo, a lançar uma licitação prevendo veículos elétricos e híbridos.
A vereadora questiona ainda que, caso não haja essa previsão em Limeira, qual a possibilidade de se estudar a inclusão de um percentual de ônibus elétricos ou híbridos na próxima licitação. “Isso certamente poderá colocar nossa cidade em compasso com as tecnologias futuras de redução de poluentes e impacto ambiental”.
O documento foi lido em Plenário e encaminhado para manifestação da Prefeitura.
*Informações do gabinete parlamentar