Vereador vem lutando por novos cursos de graduação oferecidos nos campi da FT e da FCA
A Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp irá receber, no próximo ano, o curso de graduação de Engenharia de Transportes (noturno). O curso será oferecido já no Vestibular 2019 e foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 5 de maio, em Campinas. A implantação de novos cursos da universidade em Limeira, tanto na FT como na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), vem sendo uma das lutas do vereador Wagner Barbosa (PSB).
O parlamentar participou no ano passado de reuniões com o então reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, e também com o atual reitor, Marcelo Knobel, nos meses de fevereiro e julho, respectivamente, fazendo solicitações para que a cidade fosse contemplada com mais cursos de graduação. Na época, a Unicamp respondeu que as propostas estavam em estudo e seriam submetidas ao Consu.
“O objetivo é que tenhamos mais vagas abertas para os alunos em nossa cidade, por isso a importância de novos cursos de graduação”, afirmou Wagner. O curso de Engenharia de Transportes contará com 50 vagas.
A conquista, conforme Wagner, se deve principalmente ao empenho da direção da FT, que tem à frente a professora Luísa Andréia Gachet Barbosa, aos professores e funcionários da faculdade, em especial os coordenadores de curso, professora Rosa Lintz e professor Mauro Menzori.
Segundo o vereador, que lutou pela instalação da FCA em Limeira, a Unicamp transformou Limeira de forma positiva, melhorando seu entorno e os aspectos educacionais e culturais do município. “A área onde funciona hoje a FCA era um terreno que ficou 20 anos esquecido. Quando assumi pela primeira vez como vereador, em maio de 2001, iniciamos esta luta para termos o novo campus”, lembrou Wagner.
Outra luta do vereador é para que ocorra a centralização da FT no mesmo campus da FCA, o que possibilitaria a melhora da estrutura do Cotil (Colégio Técnico de Limeira) e a abertura de novas turmas. O projeto está em andamento e, conforme o reitor, facilitará a administração, a vida acadêmica e otimizará os recursos da Unicamp.
*Informações do Gabinete Parlamentar