Liga, times de futebol amador e Prefeitura foram convidados para debater gestão de repasses financeiros
A transparência na gestão de recursos financeiros da Liga Desportiva Limeirense voltou à pauta de reunião da Comissão de Saúde Esporte, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira, 24 de maio. O colegiado mediou o diálogo entre a Liga, os times de futebol e o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon. O debate foi mobilizado pelos representes de clubes, que integram a Liga e pedem que a entidade dê mais transparência ao uso desses recursos recebidos, por meio do Executivo, para realização dos campeonatos.
São 60 times que movimentam o futebol amador aos finais de semana em Limeira. Desses, 32 estão na primeira e na segunda divisão. Já na terceira, são 28 times nas competições que ocorrem todos os anos. Para a organização das disputas e incentivo à prática esportiva, a Prefeitura repassa, por meio de chamamento público, recursos que atualmente são geridos pela Liga Desportiva. O processo destinou R$ 130 mil, em 2016, e R$ 70 mil, no ano passado.
Sobre a redução do repasse, o secretário explicou que, para ter acesso ao recurso, a Liga precisa elaborar Plano de Trabalho e a destinação do dinheiro é feita dentro da demanda comprovada pela entidade. Segundo ele, se o valor liberado por meio de chamamento público não é comprovadamente utilizado e volta aos cofres municipais, a previsão orçamentária é elaborada com base na realidade das despesas.
“As entidades têm a obrigação de comprovar os gastos. Se o recurso não é totalmente usado, o dinheiro volta então, no ano seguinte, o orçamento é readequado ao que é executado”, descreveu Luiz Augusto Zanon, destacando que a secretaria tem o papel de fiscalizar a gestão da verba. As lideranças da Liga ratificaram que há necessidade de profissionalização da própria gestão financeira. O corpo jurídico da entidade citou que as contas da Liga foram aprovadas, em assembleia geral, com ressalvas e que os ajustes necessários serão realizados para melhor planejamento financeiro.
O presidente da Comissão, vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), encerrou a reunião orientando o diálogo entre a Liga e os clubes representados no sentido de dar mais transparência e organização interna da entidade, para que o repasse não seja prejudicado e o futebol amador em Limeira não seja afetado. O parlamentar reiterou que o colegiado deliberou o envio de ofício à Secretaria que pudesse analisar a prestação de contas do exercício de 2017, referente ao repasse de verba do Executivo à Liga.
Também fazem parte da Comissão os vereadores Dra. Mayra Costa (PPS), Lu Bogo (PR), Dr. Marcelo Rossi (PR) e Marco Xavier (PSB).