Clubes pedem mais transparência no repasse de recursos para realização de competições
A Comissão de Saúde Esporte, Lazer e Turismo recebeu nesta quinta-feira, 17 de maio, representantes de clubes de futebol amador que buscam mais transparência na gestão de recursos financeiros da Liga Desportiva Limeirense. Os times criticam o valor da taxa mensal de R$ 200 que cada clube deve pagar à entidade, que já recebe repasses da Prefeitura para realização das competições, conforme relatado em reunião.
São 60 times que movimentam o futebol amador aos finais de semana em Limeira. Desses, 32 estão na primeira e na segunda divisão. Já na terceira, são 28 times nas competições que ocorrem todos os anos. Para a organização das disputas e incentivo à prática esportiva, a Prefeitura repassa, por meio de chamamento público, recursos que atualmente são geridos pela Liga Desportiva. O processo destinou R$ 130 mil, em 2016, e R$ 70 mil, no ano passado.
Os representantes dos clubes que integram a Liga pedem que a entidade dê mais transparência ao uso desses recursos recebidos e pedem esclarecimentos sobre o motivo da cobrança de taxa mensal aos times, no valor de R$ 200, que a Liga começou a cobrar em 2017, e a destinação desse dinheiro. Eles criticaram que os clubes atuam em Limeira há 50 anos e nunca houve exigência de pagamento de taxas à Liga. Também denunciaram que, a partir de 2018, o valor será reajustado para R$ 400.
A Comissão ouviu as considerações feitas e deliberou o envio de convite ao secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, e a diretoria da Liga Desportiva Limeirense, para reunião no dia 24 de maio, às 14h30. Os vereadores explicaram que o objetivo da reunião será intermediar a demanda dos clubes e buscar esclarecimentos para cada um dos pontos apresentados. Foi solicitado ainda pelos parlamentares o encaminhamento de ofício à Liga e à Prefeitura para envio de cópias da prestação de contas do exercício de 2017, referente ao repasse de verba do Executivo.