Instituição sem fins lucrativos desenvolve a leitura e a cultura em Limeira
A professora aposentada Maria Auciliadoura Marinho apresentou aos vereadores e à comunidade limeirense o Espaço Tertúlia Cultural, no horário da Tribuna Livre da Câmara, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21 de novembro. A organização é uma entidade civil, sem discriminação e sem fins lucrativos, e tem por finalidade atuar nas diferentes áreas do saber: educação, cultura, saúde, esporte e lazer.
O espaço conta com uma biblioteca e uma ludoteca. "Além disso, pretendemos oferecer cursos, minicursos, oficinas, torneios, exposições, palestras, seminários e aulas de reforço escolar, além de apresentações artísticas como música, dança, teatro e exibição de filmes", descreveu a professora.
Está também entre os objetivos da instituição o desenvolvimento de projetos para captação de recursos junto aos órgãos municipais, estaduais e federal. "Dentro dessa organização não queremos apenas a biblioteca, ela foi apenas o ponto inicial, pelo fato de termos muitos livros", explicou a oradora, que doou seu próprio acervo. O espaço já conta com a parceria da Secretaria da Cultura e da Biblioteca Municipal.
Atualmente, a casa funciona entre 14h e 17h30. No entanto, segundo a professora, se tiver mais voluntários, pode funcionar das 7h às 22h.
A casa onde funciona o espaço cultural foi adquirida e reformada em 2015, no entanto, somente dois anos depois, em agosto de 2017, teve a documentação concluída. “Quero dividir com vocês um sonho acalentado por mim por muitos anos. Como professora aposentada acredito que a leitura e o conhecimento são os maiores valores que podemos dar aos nossos filhos e aos nossos leitores”, disse.
No final do pronunciamento, a fundadora disponibilizou o espaço aos vereadores e à comunidade para construir parcerias. O Espaço Tertúlia Cultural fica na rua Herminia Aliberte, 60, Boa Vista. O telefone é 3445-1140 e o e-mail, concertulios@tertuliacultural.com.br.