• Inicio
  • Notícias
  • Jurista Antonio Tito Costa realiza palestra na Câmara dia 28 de março

Jurista Antonio Tito Costa realiza palestra na Câmara dia 28 de março

Atribuições e obrigações do município são alguns dos temas do encontro

Data de publicação: 24/03/2017 16:36 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Um dos mais importantes juristas especializados em Direito Administrativo e Direito Eleitoral, o advogado Antonio Tito Costa, ministrará uma palestra na Câmara Municipal de Limeira, na terça-feira (28), às 14 horas, com os temas "O Vereador e a Câmara Municipal" e "Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores". O evento é uma iniciativa da Escola Legislativa Paulo Freire.

Dr. Tito, como é conhecido, vai apresentar as principais atribuições do município e seu papel e obrigações como uma das entidades federativas. Os problemas municipais e os procedimentos de cassação e suspensão de mandatos de prefeito e vereador, incluindo os processos de crime de responsabilidade e de ação civil pública, serão abordados pelo palestrante.

Nascido no município de Torrinha (SP), em 1922, o jurista Antonio Tito Costa mudou-se para São Paulo e se formou em Direito na Faculdade do Largo São Francisco (USP), em 1950. Atuou como advogado militante em São Paulo e São Bernardo do Campo, especializado em Direito Público, especialmente Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Teve sua primeira participação política como vereador na sua terra natal, entre 1955 e 1958.

Mais tarde, Tito Costa teve uma importante participação política, quando era prefeito de São Bernardo de Campo, entre 1977 e 1983, período que coincidiu com o declínio da ditadura militar. Na época, conviveu com personagens políticos importantes da resistência à ditadura militar, como Fernando Henrique Cardoso, Ulisses Guimarães, Franco Montoro e o líder metalúrgico na cidade, Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, também já havia ocupado a suplência do então senador Franco Montoro, entre 1971 e 1978.

Foi deputado federal Constituinte de Estado de São Paulo no período entre 1987 e 1990, no Congresso Nacional. Com a promulgação da nova Constituição, em 5 de outubro de 1988, passou a exercer apenas o mandato ordinário.

Como prefeito, Dr. Tito sempre colocou o espaço da Prefeitura e do célebre Estádio Municipal Vila Euclides, atualmente chamado Estádio Primeiro de Maio, para abrigar as reuniões, assembleias e greves do movimento metalúrgico que se fortalecia, mesmo contrariando interesses do governo militar e do ex-governador biônico Paulo Maluf.

Na militância em advocacia, foi fundador do Instituto Brasileiro de Direito Municipal, membro da Academia Paulista de Direito e ocupou o cargo de vice-presidente da OAB - seccional de São Paulo. É autor de diversos estudos jurídicos e doutrinários publicados em revistas especializadas. É autor, entre outros títulos, dos livros "Partidos Políticos e sua Lei Orgânica" (Editora Atlas), "Recursos em Matéria Eleitoral" (Letras Jurídicas) e "O Vereador e a Câmara Municipal" e "Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores", ambos da Editora Revista dos Tribunais.

Durante sua carreira jurídica, Dr. Tito foi homenageado com duas importantes comendas: o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, e a Ordem do Mérito Assis Brasil, concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi o único advogado do Brasil a receber a comenda do TSE.

Atualmente, aos 94 anos de idade, Tito Costa ainda mantém intensa atividade jurídica e está entre os maiores especialistas dos problemas relacionados à doutrina e à legislação de Direito Administrativo e de Direito Eleitoral.


Ulisses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro  e José Carlos Dias (em primeiro plano). além de Mário Covas e Orestes Quércia (ao fundo), acompanham Tito Costa até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1979.




 

Tito Costa visita velório da mãe do então sindicalista Lula

 
Em 1978, Tito Costa participa de evento dos metalúrgicos, no pátio de Prefeitura de São Bernardo do Campo, ao lado de  Ulisses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso e Teotônio Vilela Discurso em São Bernardo do Campo à população no Estádio Municipal Vila Euclides, em 1978